A atuação pedagógica nos anos iniciais do Ensino
Fundamental exige a criação de ambientes que
favoreçam a construção de conhecimentos por meio da
exploração, do diálogo e de práticas sistematizadas.
Nesse período, o professor desempenha papel central
na alfabetização, no desenvolvimento do raciocínio
lógico e na ampliação das habilidades socioemocionais. A atuação pedagógica nos anos iniciais do Ensino
Fundamental será mais coerente com as especificidades
das áreas do conhecimento quando o professor: