Para responder à questão, leia a tirinha a seguir. Em segui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3367946 Português

Para responder à questão, leia a tirinha a seguir. Em seguida, faça o que se pede:


Imagem associada para resolução da questão



Disponível em https://www.umsabadoqualquer.com/tirinhas, acesso em: 12 jul. 2022.



A respeito da tirinha acima, no que tange sobretudo à regência do verbo “saber”, julgue as afirmativas a seguir:



I – A preposição “de” poderia ser retirada do primeiro quadrinho, sem provocar profundas alterações de ordem semântica;


II - A preposição “de” poderia ser retirada do primeiro quadrinho, provocando alterações de natureza sintática;


III - A preposição “de” não poderia ser retirada do primeiro quadrinho, pois isso provocaria inadequação na regência verbal;


IV - A preposição “de” poderia ser retirada do primeiro quadrinho, o que provocaria não apenas profundas alterações de ordem semântica, mas também alterações de natureza sintática.



Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação (ões):

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sintaxe é a forma. Refere-se às regras de construção de uma frase. É a gramática, a ordem das palavras, a pontuação.

Semântica é o significado. Refere-se ao sentido e à lógica por trás das palavras. É a mensagem que a frase tenta transmitir.

Fonte: Gemini.

Gab. C de charlie

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo