Sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros de Aziz Ab'Sá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4348136 Geografia
Sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros de Aziz Ab'Sáber, analise as proposições abaixo.

I - O Domínio dos Cerrados caracteriza-se pelo clima tropical sazonal, marcado por uma forte alternância de estações, comportando de cinco a seis meses de estação seca, que se opõem a seis ou sete meses relativamente chuvosos. O relevo traz a presença de Chapadões e Planaltos e a paisagem vegetal é altamente adaptada à topografia local. Nos extensos chapadões e interflúvios elevados, predominam formações de cerradões, cerrados e campestres, em contrapartida, essas formações cedem lugar, no fundo dos vales, às chamadas florestas-galeria (ou matas de galeria). A região apresenta, em várias áreas, solos de fraca fertilidade primária, havendo um grande predomínio de latossolos profundos e intemperizados, que exigem correção (calagem) para o avanço do agronegócio.
II - O Domínio das Araucárias, segundo menor em área entre os domínios, está sujeito a climas subtropicais úmidos, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Os invernos são relativamente brandos, e nos setores mais elevados podem ocorrer fortes geadas e até neve. O relevo é caracterizado predominantemente por planaltos de altitude média. A paisagem é marcada por bosques de araucárias de diferentes densidades, formando mosaicos com pradarias mistas e bosquetes de pinhais. Os solos variam bastante, mas nos planaltos basálticos são geralmente férteis, como a terra roxa (nitossolo), favorecendo a agricultura. A região sofreu intensa ocupação agrícola e silvicultural, que alterou significativamente a paisagem.
III - O Domínio das Caatingas é caracterizado por um clima semiárido, com temperaturas médias elevadas (entre 25 e 29°C) e um longo período seco anual que pode durar de seis a sete meses. As chuvas são escassas e irregulares. Apresenta uma vegetação adaptada à seca, composta principalmente por plantas xerófitas. Os solos predominantes são profundos e lixiviados, de baixa fertilidade natural e alta concentração de minerais residuais. A rede hidrográfica é composta principalmente por rios intermitentes, que só correm durante a estação chuvosa. Sofre com a degradação ambiental (desmatamento, desertificação local) que impede o desenvolvimento econômico, principalmente devido à escassez de água e à irregularidade climática.

Quais estão corretas? 
Alternativas