Anatomia Humana é a ciência que estuda as estruturas corpor...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q4108918 Não definido
Anatomia Humana é a ciência que estuda as estruturas corporais, como elas se formam e como funcionam em conjunto no corpo (sistemas). Etimologicamente a palavra se origina do grego "Anatome" de onde o termo ANA= em partes TOMEIN= cortar. Em latim seria equivalente a palavra "Dissecare" onde "DIS" significa separadamente e "SECARE" cortar. Tendo como ponto de partida os estudos sobre anatomia humana, considere as assertivas abaixo.
I- Muito antiga, a Anatomia já foi, outrora, estudada como uma matéria auxiliar da cirurgia. As primeiras ilustrações anatômicas impressas foram feitas no século quinze, embora pouco realistas e bastante primitivas. Alguns artistas renascentistas, como Leonardo da Vinci, deram contribuições notórias para tais representações, feitas de forma mais descritiva e real. Tal artista foi, inclusive, responsável pela nomeação de algumas dessas estruturas.
II- A anatomia humana pode ser estudada por partes: cabeça, pescoço, membros, tórax, abdome e demais regiões. Quando se fala nos sistemas de órgãos do corpo humano, a chamada anatomia sistêmica que é a mais utilizada.
III- Anatomia sistêmica é o estudo em regiões como tórax, abdômen e demais.
IV- Anatomia Regional estuda o sistema digestório (digestão), sistema respiratório (respiração), esquelético (ossos), muscular (músculos), cardiovascular (coração), endócrino (produção de hormônios) e demais sistema.
V- O Plano Sagital corta o corpo em dois lados, mais precisamente direta e esquerda. Passa pela testa, sutura sagital do crânio. Ocorre simetria externa, mas internamente alguns órgãos não ficam simétricos.
Está correto que se afirma em: 
Alternativas