Assinale a alternativa na qual a alteração da sentença retir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2728787 Português

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 4.


Desistindo de Natal


Moacyr Scliar


Prezado Papai Noel: há uma semana eu lhe mandei uma carta com a lista dos meus pedidos para o Natal. Agora estou mandando esta outra carta para dizer que mudei de ideia. Não vou querer nada. Ontem o papai nos avisou que não tem dinheiro para as compras do fim de ano. Papai está desempregado há mais de um ano. A gente mora numa cidade pequena do interior, muito pobre. No Natal passado, o prefeito anunciou que tinha um presente para a população: uma grande fábrica viria se instalar aqui, dando emprego para muitas pessoas. Meu pai ficou animado. Ele é um homem trabalhador, sabe fazer muitas coisas e achou que com isso o nosso problema estaria resolvido. Agora, porém, o prefeito teve de dizer que a fábrica não vem mais. Não entendo dessas coisas, mas parece que a situação está difícil.

Portanto, Papai Noel, peço-lhe desculpas se o senhor já encomendou as coisas, mas infelizmente vou ter de desistir. Para começar, não quero aquela bonita árvore de Natal de que lhe falei - até mandei um desenho, lembra? Nada de pinheirinho, nada de luzinhas, nada de bolinhas coloridas. A verdade, Papai Noel, é que essas coisas só gastam espaço e, como disse a mamãe, gastam muita luz.

E nada de ceia de Natal, Papai Noel. Nada de peru. Como eu lhe disse, nunca comi peru na minha vida, mas acho que não vai me fazer falta. Se tivesse peru, eu comeria tanto que decerto passaria mal. Portanto, nada de peru. Aliás, se a gente tiver comida na mesa, já será uma grande coisa.

Nada de presentes, Papai Noel. Não quero mais aquela bicicleta com a qual sonho há tanto tempo. Bicicletas custam caro. E além disso é uma coisa perigosa. O cara pode cair, pode ser atropelado por um carro... Nada de bicicleta.

Nada de DVD, Papai Noel. Afinal, a gente já tem uma TV (verdade que de momento ela está estragada e não temos dinheiro para mandar consertar), mas DVD não é coisa tão urgente assim.

Também quero desistir da roupa nova que lhe pedi e dos sapatos. A minha roupa velha ainda está muito boa, e a mamãe vai fazer os remendos nos rasgões. E sapato sempre pode dar problema: às vezes ficam apertados, às vezes caem do pé. Prefiro continuar com meus tênis e o meu chinelo de dedo.

Ou seja: nada de Natal, Papai Noel. Para mim, nada de Natal. Agora, se o senhor for mesmo bonzinho e quiser nos dar algum presente, arranje um emprego para o meu pai. Ele ficará muito grato e nós também. Desejo ao senhor um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.



Retirado de: http://www1 .folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1912200502.htm

Assinale a alternativa na qual a alteração da sentença retirada no texto NÃO gerou prejuízo gramatical ou de sentido.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

sujeito esta separado do verbo por vírgula.

Alternativa D

a) vírgula separando o "que" da oração substantiva não pode

b) "Se tinha ..., eu comeria..." erro de correlação verbal, o correto seria "Se tivesse ..., eu comeria..." verbo no futuro do pretérito chama pretérito imperfeito do subjuntivo.

c) sujeito separado por vírgula não pode

d)correto em termos de colocação pronominal, concordância verbal, regência e uso da vírgula

Só escrever a alternativa correta não é o suficiente, isso o próprio QC já oferece! Se for comentar alguma coisa, tragam algo explicativo e que ajudem os colegas a entenderem melhor a matéria.

Vamos lá:

  • Alternativa A: “No Natal, passado, o prefeito anunciou, que tinha um presente para a população.”
  • Problemas: Uso inadequado de vírgulas, separando elementos que deveriam estar juntos, como "No Natal passado" e "anunciou que". Isso compromete a fluidez e a correção gramatical da frase.​

  • Alternativa B: "Se tinha pe.ru, eu comeria tanto que passaria mal. Entretanto, nada de pe.ru.”
  • Problemas: A estrutura apresenta uma conjunção adversativa ("Entretanto") que não se encaixa bem com a primeira oração, além de uma construção que pode causar ambiguidade ou incoerência no contexto.​

  • Alternativa C: "A gente, mora numa cidade pequena do interior, muito pobre.”
  • Problemas: O uso indevido de vírgulas separando o sujeito do predicado ("A gente, mora") e a fragmentação da descrição ("cidade pequena do interior, muito pobre") prejudicam a clareza e a correção da frase.​

  • Alternativa D: "Peço-lhe desculpas se o senhor já encomendou as coisas, mas infelizmente terei de desistir.”
  • Correção: A frase está gramaticalmente correta, com pontuação adequada e sentido claro. Não há prejuízo gramatical ou de sentido.​

Portanto, a alternativa D é a correta, pois mantém a integridade gramatical e semântica da sentença original.

Só escrever a alternativa correta não é o suficiente, isso o próprio QC já oferece! Se for comentar alguma coisa, tragam algo explicativo e que ajudem os colegas a entenderem melhor a matéria.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo