O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q1917878 Segurança e Transporte
Leia atentamente a situação hipotética descrita a seguir para responder à questão.
“Um veículo estava trafegando por uma pista em reta e nível durante a noite. O motorista percebeu uma capivara parada a frente, no caminho, e acionou os freios, demarcando 20 m (metros) no pavimento. Apesar da reação do motorista o atropelamento do animal não pôde ser evitado e juntos, carro e animal, percorreram 25 m (metros) em reta até a parada, causando a morte do animal e diversos ferimentos no motorista, que seguiu para o hospital em estado grave. O veículo envolvido no acidente tem massa de 1.100 kg (quilogramas) e o animal 220 kg (quilogramas)”.
A equipe de perícia utilizou o PCQM unidimensional para calcular, por meio das massas, a relação entre a velocidade do veículo (V) no impacto e a velocidade final após o atropelamento (u) que é a mesma para o veículo e o carro, obtendo: 
V1 = 1,20 u
Considerando o Coeficiente de Atrito Cinético μ = 0,8, a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 (metros por segundo ao quadrado) e as demais informações do texto, aplique o processo de dissipação da energia cinética na frenagem após o acidente (teorema da transformação de energia cinética em trabalho da força de atrito) para calcular a velocidade final u e, assim, calcular V. Assinale a alternativa correta que apresenta o valor da velocidade de impacto do veículo (V).
Alternativas