Aprender a dialogar musicalmente com as diferentes visões de...
De acordo com Hentschke e Del Ben (2003, p. 181), “a educação musical escolar não visa à formação do músico como profissional. Objetiva, entre outras coisas, auxiliar crianças, adolescentes e jovens no processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músico-culturais como parte da construção de sua cidadania”.
Por sua vez, Canen e Oliveira (2002, p. 175) definem multiculturalismo como um “movimento teórico e político que busca respostas para os desafios da pluralidade cultural nos campos do saber”. Assim, a preocupação com a multiculturalidade resulta dos desafios colocados por sociedades cada vez mais plurais e menos homogêneas, em que convivem diversas etnias, hábitos culturais e valores diferenciados.
HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (orgs.). Ensino de Música: proposta para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Ed. Moderna, p. 176 a 189, 2003.
CANEN, Ana; OLIVEIRA, Angela de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, n. 21, set./out./nov./dez. 2002, p. 61-74.
De acordo com os excertos apresentados e considerando o papel do professor de música no ambiente escolar multicultural, julgue (C ou E) os itens a seguir.
Aprender a dialogar musicalmente com as diferentes visões de música, auxiliando na formação de uma cidadania que respeite a diversidade cultural, independentemente de crenças ou de valores éticos e morais pessoais, constitui-se função do professor de música.