Nas afecções abaixo, a possibilidade de recuperação de germ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Esta questão aborda a prevalência de germes anaeróbios em diferentes situações clínicas. Saber em quais quadros infecciosos a recuperação desses microrganismos é mais ou menos frequente é fundamental para direcionar o raciocínio diagnóstico e terapêutico em Medicina Infectológica e nas provas de concursos.
Justificativa da alternativa correta (A):
Na hemocultura de pacientes com bacteremia, a recuperação de germes anaeróbios é menor. Segundo o Manual de Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção em Serviços de Saúde do Ministério da Saúde, "a prática padrão envolve principalmente frascos para aeróbios, refletindo a menor prevalência de anaeróbios em hemoculturas" (p. 54). Grandes estudos indicam que as bactérias isoladas de hemoculturas são, em sua maioria, aeróbias ou facultativas, como Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Germes anaeróbios correspondem a uma parcela minoritária nesses exames porque eles raramente conseguem entrar e sobreviver na corrente sanguínea em quantidade significativa.
Análise das alternativas incorretas:
B) Abscesso de apêndice cecal: Incidência elevada de anaeróbios. O ambiente intra-abdominal é classicamente rico em anaeróbios (ex: Bacteroides fragilis), como destacado em capítulos de infecções abdominais do Harrison’s Principles of Internal Medicine.
C) Bronquiectasias: As infecções das vias aéreas inferiores associadas a bronquiectasias frequentemente envolvem anaeróbios devido ao acúmulo de secreções e à diminuição da depuração mucociliar, especialmente em doentes com má higiene oral ou aspiração crônica.
D) Sinusites crônicas: O ambiente fechado e pobre em oxigênio dos seios paranasais cronicamente inflamados favorece o crescimento de germes anaeróbios (ex: Peptostreptococcus), como indicado em protocolos do Ministério da Saúde.
E) Abscesso cerebral não traumático: Frequentemente resulta da disseminação de infecções anaeróbias oriundas dos dentes ou ouvidos, sendo esses microrganismos comuns no material aspirado desses abscessos.
Estratégia de prova: Atenção ao local da infecção e suas características fisiológicas. Ambientes mal oxigenados favorecem os anaeróbios. A pegadinha aqui é não presumir que todo quadro infeccioso grave envolva anaeróbios: em bacteremias, os aeróbios são predominantes.
Resumo: O conhecimento clínico e as diretrizes nacionais e internacionais apontam que a coleta, isolamento e recuperação de anaeróbios é menos comum em hemoculturas do que em coleções fechadas, abscessos e áreas de difícil acesso ao oxigênio.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo