A apresentação mais comum da síndrome de Guillain‐Barré secu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069678 Medicina
A apresentação mais comum da síndrome de Guillain‐Barré secundária à infecção pelo Campylobacter jejuni é a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Síndrome de Guillain-Barré (SGB) e suas variantes clínicas, especialmente em associação com Campylobacter jejuni.

Análise da questão: O enunciado solicitou identificar a forma de SGB mais frequentemente associada à infecção por Campylobacter jejuni. Trata-se de um tema clássico e recorrente em provas para médicos neurologistas, exigindo atenção aos principais subtipos da doença.

Justificativa da alternativa correta (D):

Neuropatia motora axonal aguda (AMAN) é, segundo robustas evidências, a variante mais comum da SGB secundária ao C. jejuni. Diversos estudos epidemiológicos e neuropatológicos apontam que essa bactéria é capaz de desencadear resposta imune do tipo mimetismo molecular, levando à lesão axonal motora — característica da forma AMAN.

Segundo revisão publicada no Brain, “AMAN é o subtipo predominante na associação com Campylobacter jejuni, superando as demais variantes, especialmente em países asiáticos”. A infecção prévia por C. jejuni está presente em até 65% dos casos de AMAN em algumas populações. (Brain, 1995;118:597-605)

Comentário sobre as alternativas incorretas:

  • A) Síndrome de Miller Fisher: Variante rara, manifestando ataxia, oftalmoplegia e arreflexia. Sua relação é mais forte com anticorpos anti-GQ1b, não com C. jejuni.
  • B) Síndrome de Fisher-Bickerstaff: Distúrbio raro caracterizado por encefalopatia e alterações do tronco encefálico; igualmente sem associação frequente com Campylobacter jejuni.
  • C) PIDA (AIDP): Subtipo mais comum no Ocidente, mas a principal forma ligada a Campylobacter jejuni é AMAN, não AIDP. Segundo o CDC: “Campylobacter infection is one of the most common causes of GBS… particularly the axonal subtypes.”
  • E) AMSAN: Variante sensitivo-motora axonal, menos frequente que AMAN. Associada a quadros mais graves, porém é menos prevalente após infecção por C. jejuni.

Dica de prova: Fique atento se no enunciado aparece “axonal” e relação com Campylobacter jejuni; isso normalmente aponta para AMAN (motora)! A sigla AMSAN confunde por incluir “sensitivo”, mas AMAN é o padrão.

Resumo: AMAN (D) é a alternativa verdadeira — essa forma axonal motora é a manifestação mais comum da SGB pós-Campylobacter jejuni, de acordo com literatura de referência, como Adams & Victor’s Principles of Neurology.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso periférico, causando fraqueza muscular e paralisia. Sabe-se que a infecção pelo Campylobacter jejuni é uma das causas mais comuns dessa síndrome. Embora possa se manifestar de diferentes formas, a apresentação mais comum é a neuropatia motora axonal aguda (AMAN), que é caracterizada por danos aos nervos motores periféricos. As outras opções de resposta (síndrome de Miller Fisher, síndrome de Fisher-Bickerstaff, PIDA, AMSAN) são outras síndromes neurológicas que apresentam algumas semelhanças com a síndrome de Guillain-Barré, mas não são as mais comuns quando a síndrome é secundária à infecção pelo Campylobacter jejuni.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo