Leia o excerto abaixo: No âmbito da Psicopatologia do Traba...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3917797 Psicologia
Leia o excerto abaixo:

No âmbito da Psicopatologia do Trabalho, o sofrimento psíquico emerge da tensão permanente entre o trabalho prescrito e o trabalho real, não podendo ser explicado por modelos causalistas centrados exclusivamente no indivíduo. Essa tensão mobiliza dimensões simbólicas, afetivas e éticas da experiência laboral, nas quais se inscrevem os processos de construção de sentido, identidade e reconhecimento. É nesse plano que se estrutura a _______________________________, categoria analítica fundamental para compreender como o trabalhador se apropria das exigências organizacionais, elabora o sofrimento e transforma, ou não, a experiência do trabalho em fonte de saúde ou adoecimento.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Fundamento decisivo: A expressão decisiva é a que nomeia o plano em que o trabalhador elabora o sofrimento e produz sentido a partir das exigências organizacionais: subjetividade.

Tema central: Subjetividade no trabalho
Análise das alternativas
A
Errada
Normatividade institucional se refere a regras, normas e dispositivos da organização, não à elaboração subjetiva da experiência de trabalho.
B
Certa
A alternativa B está correta porque subjetividade é a categoria analítica que corresponde ao plano de construção de sentido, identidade, reconhecimento e elaboração do sofrimento na experiência laboral.
C
Errada
Racionalidade instrumental diz respeito à lógica de eficiência e meios-fins, não ao campo simbólico, afetivo e ético indicado no enunciado.
D
Errada
Adaptação funcional reduz a questão ao ajustamento do indivíduo ao sistema, o que não corresponde à elaboração do sofrimento pedida pela lacuna.
E
Errada
Produtividade psíquica não é a categoria analítica central pedida pela questão e desloca o foco do conceito de mediação subjetiva.
Pegadinha da questão
A confusão está em trocar a mediação subjetiva do trabalhador por categorias ligadas à organização, à eficiência ou ao ajustamento.
Dica para questões semelhantes
  • Quando o enunciado destacar sentido, identidade, reconhecimento e elaboração do sofrimento, a chave costuma estar na subjetividade.
  • Se houver oposição entre trabalho prescrito e trabalho real, procure a categoria que explique a mediação subjetiva da გამოცდილência laboral.
  • Elimine alternativas normativas, instrumentais ou adaptativas quando o foco estiver no plano simbólico, afetivo e ético do trabalho.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo