Ao longo da década de 1980 e início da década de 1990, diver...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - A acumulação de reservas fiscais e consequente aumento do superávit comercial dentro do contexto do Plano Cruzado foi um dos elementos determinantes da falha do Plano Cruzado como plano de estabilização econômica.
FALSO - Não houve acúmulo de reservas no plano Cruzado, e se tivesse ocorrido, a inflação provavelmente se reduziria.
B - O Plano Bresser, semelhantemente ao Plano Cruzado, permitiu aumentos de preços públicos e de preços administrados momentos antes do congelamento de preços.
FALSO - Os preços foram tabulados em média 3 semanas anteriormente ao choque, de forma a captar o valor real dos preços, e não o preço do oportunismo anterior ao choque.
C - Uma das principais diferenças entre os Planos Bresser e Cruzado diz respeito à preocupação do Plano Bresser no controle do déficit público, assumindo que o problema inflacionário era puramente inercial e associado à demanda.
VERDADEIRO - O diagnóstico do Plano Bresser era híbrido (inflação inercial e de demanda), com ênfase no lado Fiscal (redução do gasto público), o que não foi obtido no Plano Cruzado.
D - Os defensores da tese da inflação inercial consideravam que os choques de oferta elevavam o patamar da inflação, no entanto, os choques de demanda tendiam a reproduzir a tendência inercial.
FALSO - Alternativa que requer conhecimento mais aprofundado. Choque de oferta realmente altera o patamar da inflação (intercepto), mas a tendência inercial (declividade) é decorrente da indexação na economia, e não de choques de demanda.
GABARITO: C
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo