“Depressão é a tristeza quando não tem fim, quadro muito dif...
Na depressão, o existir é um fardo insuportável. “A tristeza é tanta que acordo pela manhã e não encontro razão para levantar; só saio da camaporque permanecer deitada pode ser pior”, queixou-se uma senhora depois do terceiro episódio da doença. “Na depressão, a vida fica por um triz”, observou ela.
Depressão é a tristeza quando não tem fim, quadro muito diferente do entristecer passageiro ligado aos fatos da vida. É uma doença potencialmente grave que interfere com o sono, com a vontade de comer, com a vida sexual, com o trabalho, e que está associada a altos índices de mortalidade por complicações clínicas ou suicídio. É a mais comum de todas as enfermidades psiquiátricas, acomete mais as mulheres e apresenta caráter recidivante: depois do primeiro episódio, a probabilidade de ocorrer outro é de 50%; depois do segundo, sobe para 75%; e, depois do terceiro, para pelo menos 90%.
Se é uma doença psiquiátrica, que alterações acontecem no cérebro das pessoas deprimidas?
Em edição especial, a revista Sciencetraz uma discussão sobre o conjunto de ideias mais aceito atualmente para explicar a depressão: a hipótese do estresse.
De fato, no estudo clínico conduzido em Atlanta, 45% dos adultos com quadros depressivos de pelomenos dois anos de duração haviam sido abusados, negligenciados ou sofrido perda dos pais na infância.
O conhecimento da arquitetura dos circuitos cerebrais envolvidos na depressão adquirido nos últimos dez anos provocou uma explosão de ensaios terapêuticos com drogas dotadas de mecanismos de ação muito diferentes das atuais. Estamos no limiar de descobertas que revolucionarão o tratamento dessa enfermidade tão debilitante.
(DrauzioVarella.Disponívelem:http://drauziovarella.com.br/drauzio/estresse-e-depressao/. Publicado em: 25/04/2011. Adaptado.)
Assinale o antônimo da expressão destacada no trecho anterior.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão exige interpretação do texto quanto ao sentido de um termo, cobrando conhecimento de antônimos (palavras opostas), conteúdo importante para concursos, principalmente para quem busca clareza na comunicação, como no cargo de Motorista.
Justificativa da Alternativa Correta:
No trecho, "Depressão é a tristeza quando não tem fim, quadro muito diferente do entristecer passageiro...", a palavra diferente descreve algo que não é igual, nem parecido, ou seja, apresenta oposição ao padrão ou ao esperado.
Segundo a norma-padrão (Celso Cunha & Lindley Cintra, “Nova Gramática do Português Contemporâneo”), “diferente” tem como antônimo direto “semelhante”, que significa “parecido”, “similar”. Portanto, a alternativa D) Semelhante é a correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
A) Casual: refere-se ao que é acidental, fortuito, e não ao oposto de “diferente”. Não apresenta relação semântica relevante com o termo solicitado.
B) Simples: significa descomplicado. Não é nem oposto nem similar a “diferente”. É possível confundir por causa da ideia de algo “sem complexidade”, mas não tem oposição direta ao sentido de “diferente”.
C) Desigual: é sinônimo de “diferente” (ambos expressam oposição à ideia de igualdade), portanto não é o antônimo solicitado. Muita atenção: a banca pode tentar confundir por proximidade semântica.
D) Semelhante: CORRETA. É “igual”, “parecido”, “similar”, portanto, exatamente o antônimo de “diferente”.
Estratégia para futuras questões:
Sempre leia o trecho no contexto e substitua a palavra por outra para conferir o sentido contrário. Pegadinhas comuns são sinônimos travestidos de antônimos, ou palavras que se assemelham pelo som ou formato, mas não pelo significado.
Lembre-se: em interpretação de texto, sempre busque o sentido exato da palavra conforme o enunciado, como orienta a gramática de Evanildo Bechara.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
? ?Depressão é a tristeza quando não tem fim, quadro muito diferente do entristecer passageiro ligado aos fatos da vida.?
? Queremos o antônimo da palavra em destaque, ou seja, o sentido contrário, "diferente" é algo desigual, não semelhante, já "semelhante" marca algo que não é diferente, que é igual (=contrário de "diferente").
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão é sobre antônimos e quer saber qual o antônimo da palavra destacada em “Depressão é a tristeza quando não tem fim, quadro muito diferente do entristecer passageiro ligado aos fatos da vida”. Vejamos:
.
Antônimos são palavras que apresentam significados opostos, antagônicos. Ex.: bem e mal.
.
A) Casual.
Errado.
Casual: que depende do acaso, que aconteceu por acaso; eventual, fortuito. Não muito frequente; ocasional.
.
B) Simples.
Errado.
Simples: que é constituído de apenas um elemento ou substância; que é sem mistura; singelo. De fácil entendimento; que é elementar, que não apresenta nenhuma dificuldade para ser entendido ou resolvido.
.
C) Desigual.
Errado.
Desigual: que não é igual, que faz diferença; dessemelhante, diferente, diverso. Desprovido de uniformidade; incerto. Falto de simetria; irregular.
.
D) Semelhante.
Certo. "Semelhante" é o antônimo de "diferente".
Semelhante: que apresenta semelhança ou características comuns em relação a outro ser ou a outra coisa; similar. Que é demasiadamente parecido; idêntico.
Diferente: que difere; que apresenta uma diferença qualquer; desigual, dessemelhante, distinto. Que é diverso; vário, variegado, variado.
.
Referência: MICHAELIS. Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, versão online, acessado em 8 de julho de 2021.
.
Gabarito: Letra D
Gab: D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo