As doenças infecciosas se classificam de acordo com o seu c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2367515 Saúde Pública
As doenças infecciosas se classificam de acordo com o seu comportamento epidemiológico em: doenças emergentes e reemergentes. Esses dois conceitos são utilizados quando analisamos uma população especificamente, uma vez que uma doença pode emergir em uma certa localidade e reemergir em outra.
Dentro desse contexto, doenças emergentes se caracterizam como condições cuja incidência em seres humanos aumentou muito durante as últimas décadas. Por outro lado, doenças reemergentes são doenças infecciosas conhecidas e, geralmente controlada, que, por algum motivo, alterou o seu padrão epidemiológico, tendo como consequência um aumento repentino do número de casos. No Brasil, a doença emergente mais evidente, que no período de 1980 a 1997 foram notificados 103.262 casos, é a 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Para resolver a questão corretamente, devemos entender os conceitos de doenças emergentes e doenças reemergentes, que são fundamentais em epidemiologia e saúde coletiva.

Doenças emergentes são aquelas cuja incidência aumentou significativamente nas últimas décadas. Elas podem ser novas doenças ou condições previamente desconhecidas em humanos. Um exemplo recente é a COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Por outro lado, doenças reemergentes são doenças já conhecidas que estavam sob controle, mas que voltaram a apresentar um aumento no número de casos devido a mudanças no padrão epidemiológico. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como alterações ambientais, resistências a medicamentos, ou mudanças nos vetores de transmissão.

A questão solicita a identificação de uma doença emergente no Brasil entre 1980 e 1997. A alternativa correta é a D - aids.

Justificativa para a alternativa correta (D - aids): A aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo vírus HIV e foi identificada pela primeira vez no início dos anos 1980. No Brasil, entre 1980 e 1997, foram notificados mais de 100.000 casos, o que caracteriza a aids como uma doença emergente naquele contexto histórico.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - covid-19: Embora seja uma doença emergente, a COVID-19 foi identificada apenas em 2019, fora do período mencionado (1980-1997).
  • B - cólera: A cólera é uma doença reemergente no Brasil, com surtos registrados nos anos 1990, mas é conhecida há muito tempo e não se caracteriza como emergente no período especificado.
  • C - malária: A malária é uma doença endêmica em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Não se encaixa no conceito de emergente para o período de 1980 a 1997.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D

Mais precisamente em 1988.

aids foi identificada pela primeira vez no Brasil, em 1980. Na primeira metade da década de 80, a epidemia manteve-se restrita a São Paulo e Rio de Janeiro, as maiores regiões metropolitanas do País. A partir do final daquela década, observou-se a disseminação da doença para suas diversas regiões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo