“A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui
outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus
conteúdos e métodos, entre outros. A avaliação, portanto, sendo parte de um processo maior, deve ser
usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de
uma apreciação final sobre o que este estudante pode obter em um determinado período, sempre com
vistas a planejar ações educativas futuras”. (Adaptado: Indagações sobre currículo: Diversidade e
Currículo. 2008). Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo,
recebe o nome de. Assinale a resposta correta: