O travessão utilizado no excerto “A segurança é um item cad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1309526 Português

Leia o texto abaixo e responda a questão.


A Daslu e o shopping-bunker



      A nova Daslu é o assunto preferido das conversas em São Paulo. Os ricos se entusiasmam com a criação de um local tão exclusivo e cheio de roupas e objetos sofisticados e internacionais. Os pequeno-burgueses praguejam contra a iniciativa, indignados com tanta ostentação.

         Antes instalada num conjunto de casas na Vila Nova Conceição, região de classe alta, a loja que vende as grifes mais famosas e caras do mundo passará agora a funcionar num prédio monumental construído no bairro "nouveau riche" da Vila Olímpia e ao lado do infelizmente pútrido e malcheiroso rio Pinheiros.

       A imprensa aproveita a mudança da Daslu para discorrer sobre as vantagens de uma vida luxuosa e exibir fotos exclusivas do interior da megaloja de quatro andares e seus salões labirínticos, onde praticamente não há corredores, pois, como diz a dona da loja, a ideia é que o consumidor se sinta em sua casa. 

        Estranha casa, deve-se dizer. Para entrar nela é preciso fazer uma carteira de sócio, depois de deixar o carro num estacionamento que custa R$ 30,00 (a primeira hora). Obviamente, tudo isso tem por objetivo selecionar os consumidores e intimidar os pouco afortunados – os mesmos que, ao se aventurar na antiga loja, reclamavam da indiferença das vendedoras, as dasluzetes, muito mais solícitas com aqueles que elas já conheciam ou que demonstravam de cara seu poder de compra.

      As complicações na portaria visam também, embora não se diga com clareza, a proteger o local e dar  segurança aos milionários de todo o país que certamente farão da nova Daslu um de seus "points" durante a estada em São Paulo, como já ocorria com a antiga casa. A segurança é um item cada vez mais prioritário nos negócios hoje em dia – antes mesmo da inauguração, a loja teve um de seus caminhões de mudança roubados.

    As formalidades na entrada levam ainda em conta a privacidade do local de quase 20 mil metros quadrados, não muito longe da favela Coliseu (sic). A reportagem de um site calculou, por falar nisso, que a soma da renda mensal de todas as famílias da favela (R$ 10.725, segundo o IBGE) daria para comprar apenas duas calças Dolce & Gabbana na loja. 

     Tais fatores, digamos assim, sinistros da realidade brasileira é que impulsionam o pioneirismo da nova Daslu. Sim, a loja é uma empreitada verdadeiramente inédita. A Daslu, que desenvolveu no Brasil um certo tipo de atendimento exclusivo e personalizado para ricos, agora introduz, pela primeira vez no mundo, o modelo do shopping-bunker.

      Todos sabem como os shopping-centers floresceram em São Paulo e nas capitais brasileiras, tanto pelas facilidades que propiciam para a gente que vive nos centros urbanos congestionados e tumultuados, quanto pela segurança. Ao longo dos anos, eles foram surgindo aqui e ali, alterando a sociabilidade e a paisagem das cidades. Acabaram se transformando em uma espécie de praça (fechada), onde as classes alta e média podiam circular com tranquilidade, sem serem importunadas pela visão e a presença dos numerosos pobres e miseráveis, que, por sua vez, ocuparam as praças públicas (abertas), como a da República e a da Sé, em São Paulo. Dentro dos shoppings, os brasileiros sonhamos um mundo de riqueza, organização, limpeza, segurança, facilidades e sobretudo de distinção que lá fora, nas ruas, está agora longe de existir.


     Mas talvez os shoppings, mesmo os mais sofisticados, como o Iguatemi, tenham se tornado democráticos demais para o gosto da classe alta paulista. A cada pequeno entusiasmo econômico, logo a alvoraçada classe média da cidade resolve se intrometer aos bandos nas searas exclusivas dos muito ricos. (...)



Disponível em: : https://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult682u123.shtml

O travessão utilizado no excerto “A segurança é um item cada vez mais prioritário nos negócios hoje em dia – antes mesmo da inauguração, a loja teve um de seus caminhões de mudança roubados.” (5º parágrafo) introduz uma espécie de explicação, justificativa para o que foi expresso na oração anterior; assim, um conectivo que poderia substituí-lo, seria:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Tema da Questão: Coesão e Coerência Textual

A questão aborda o uso do travessão como um elemento de coesão textual. Nesse caso, ele introduz uma explicação ou justificativa para o que foi afirmado na oração anterior.

No trecho analisado, a frase "A segurança é um item cada vez mais prioritário nos negócios hoje em dia – antes mesmo da inauguração, a loja teve um de seus caminhões de mudança roubados." utiliza o travessão para introduzir uma justificativa para a importância da segurança.

Alternativa Correta: B - pois

A conjunção "pois" é usada para introduzir uma explicação ou justificativa, funcionando de maneira equivalente ao travessão neste contexto. Portanto, ela é a escolha correta para substituir o travessão, mantendo o sentido original da frase.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - embora: Esta conjunção indica oposição ou concessão, e não uma explicação. Usá-la no lugar do travessão alteraria o sentido da frase, tornando-a incoerente com o contexto.

C - se bem que: Assim como "embora", "se bem que" é uma conjunção concessiva, indicando uma ideia de contradição ou ressalva. Não é apropriada para introduzir uma justificativa, portanto, não substitui adequadamente o travessão.

D - Nenhuma das alternativas: Esta opção está incorreta porque já identificamos que a conjunção "pois" pode substituir o travessão adequadamente.

Para resolver questões como essa no futuro, preste atenção ao sentido que o conectivo ou sinal de pontuação está dando à frase. Isso ajuda a identificar qual conjunção é a mais adequada para manter a coesão textual.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

uma explicação.....

A segurança é um item cada vez mais prioritário nos negócios hoje em dia, POIS antes mesmo da inauguração, a loja teve um de seus caminhões de mudança roubados

LEMBRE-SE

POIS entre VIRGULAS ( deslocado ) é conclusivo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo