O plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e norm...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Revisar
Contas de resultado
São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor.
As contas de resultado são compostas pelos grupos do ativo e do passivo, sendo exemplificadas pelas rubricas contas a pagar e despesas com energia elétrica. A conta Caixa pertence ao grupo do Ativo Imobilizado, sendo classificada como conta patrimonial.
A alternativa correta é C - de resultados.
As contas de resultados registram as transações relacionadas a receitas, despesas e custos, que impactam diretamente o desempenho financeiro da empresa ao longo do período contábil. Essas contas são utilizadas para apurar o resultado do exercício, determinando o lucro ou prejuízo da entidade. Ao final do período, essas contas são encerradas e transferidas para o patrimônio líquido.
A - Patrimoniais: As contas patrimoniais registram os bens, direitos e obrigações da entidade, compondo o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. Elas são responsáveis por demonstrar a situação financeira e patrimonial da empresa, mas não são utilizadas para registrar receitas e despesas.
B - De controle: As contas de controle servem para registrar atos administrativos que não afetam diretamente o patrimônio da entidade, mas são relevantes para o acompanhamento gerencial. Exemplos incluem garantias prestadas, compromissos futuros e outros controles internos.
C - De resultados: As contas de resultados registram transações de receitas, despesas e custos, sendo fundamentais para a apuração do resultado do exercício. Elas indicam se a empresa teve lucro ou prejuízo no período contábil, sendo encerradas ao final do exercício e transferidas para o patrimônio líquido.
D - De apuração: As contas de apuração são utilizadas no processo de cálculo e determinação do resultado do período, servindo como intermediárias no fechamento das contas de resultado. Elas ajudam a consolidar as informações antes da transferência para o patrimônio líquido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo