A área sociojurídica, para Borgianni (2013), apresenta diver...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A - estudo social.
Para entender melhor a questão, vamos abordar o tema central: a intervenção do assistente social na área sociojurídica e os instrumentos técnicos-operativos que são utilizados para essa função. Neste contexto, os assistentes sociais utilizam diferentes métodos e ferramentas para planejar, executar e avaliar suas intervenções de forma eficiente.
O estudo social é uma ferramenta fundamental para os assistentes sociais, especialmente na área sociojurídica. Ele consiste em um processo investigativo que busca compreender a realidade vivida pelos indivíduos ou grupos assistidos, considerando suas condições sociais, econômicas, culturais e familiares. Essa compreensão permite realizar intervenções mais eficazes e adequadas às necessidades específicas de cada caso.
Fontes relevantes: O estudo social é um dos instrumentos previstos nas legislações e normativas do Serviço Social, como o Código de Ética do Assistente Social e normativas específicas de conselhos de classe, como o CFESS.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
B - pesquisa social: Embora a pesquisa social seja uma prática importante no Serviço Social para entender fenômenos sociais em maior amplitude, ela não é usada diretamente na intervenção prática dos casos individuais, como é o caso do estudo social.
C - prontuário social: Este é um documento que registra informações e acompanhamento do usuário do serviço social. Embora importante, não é um instrumento de intervenção direto como o estudo social.
D - análise institucional: Refere-se ao estudo das estruturas e procedimentos das instituições, visando compreender suas dinâmicas internas. É útil para o planejamento de ações, mas não é um instrumento de intervenção direta em casos específicos.
E - relatório social: Este é um documento que relata o acompanhamento e análise de casos, sendo um produto final da intervenção, mas não o método de intervenção em si.
Em resumo, o estudo social é a ferramenta mais adequada para a intervenção do assistente social na área sociojurídica, pois permite a compreensão completa e contextualizada da situação do assistido, permitindo intervenções mais precisas e assertivas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Estudo Social: é um instrumento utilizado para conhecer e analisar detalhadamente a
situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, com demandas
específicas. (MIOTO,2001).
O Estudo Social é um instrumental inerente ao trabalho do Assistente Social.
Estudo Social é o processo metodológico específico do serviço social, que tem por finalidade conhecer, de forma crítica, uma determinada situação ou expressão das questões sociais nos seus aspectos sócio-econômicos e culturais, com finalidades relacionadas a avaliações e julgamentos, ou seja a função do estudo social é emitir parecer à autoridade competente. A lei de regulamentação, no art. 5, menciona que “constitui atribuições privativas do assistente social: IV realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social” (art. 5. CRESS, 2005, p. 13), dentre eles se inclui o estudo social. Segundo Favero, o estudo social tem “por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais” (2004, p. 42).
GABARITO: A. Fávero (2005), afirma que o estudo social é um PROCESSO METODOLÓGICO ESPECÍFICO DO SERVIÇO SOCIAL e ele tem por finalidade CONHECER com profundidade, e de forma crítica, uma determinada EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL, especialmente nos seus aspectos SOCIOECONOMICOS e CULTURAIS. Borgianni (2013, p.437) também coloca que ‘’ O que é próprio de nossa intervenção é o estudo social, que, a partir de aproximações possíveis, deve buscar reproduzir as determinações que constituem a totalidade sobre a qual somos chamados a emitir um parecer técnico. Como já exposto, para essa reprodução ser o mais fiel possível, devemos ser capazes de capturar, pela análise, as mediações fundamentais que dão forma à realidade sobre a qual estamos pesquisando e as negatividades que lhe dão o movimento’’.
Quer fazer parte do nosso grupo de estudo TOTALMENTE GRATUITO? Basta enviar mensagem para (86)99983-9453. Você envia uma mensagem e informa que "QUERO FAZER PARTE DO GRUPO".
De acordo com a autora Borggiani, citada no comando da questão, cita que:
"E aí, nesses espaços nos quais vem imperando a lógica da judicialização das expressões da questão social e da criminalização das parcelas mais subalternizadas da população, o que tem que ser defendido como sendo próprio de nossa intervenção é o estudo social (ver Fávero, 2003). O que é próprio de nossa intervenção é o estudo social, que, a partir de aproximações possíveis, deve buscar reproduzir as determinações que constituem a totalidade sobre a qual somos chamados a emitir um parecer técnico." (p. 436).
Trecho retirado do artigo "Para entender o Serviço Social na área sociojurídica", publicado na Revista Serviço Social e Sociedade, disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/m7fYNtwTngwKyg3N7DWB8yS/?lang=pt&format=pdf
Logo, o gabarito da questão é a letra A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo