Solos arenosos são definidos como solos que possuem teor de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2246836 Agropecuária
Solos arenosos são definidos como solos que possuem teor de areia superior a 50% associado a teor de argila inferior a 20% nos primeiros 30cm a partir da superfície, compreendendo, portanto, as classes texturais areia, areia franca e franco arenosa.  
Quanto à distribuição geográfica, esses solos ocupam aproximadamente 31% da superfície terrestre continental, com maior expressão na África, norte da Europa, sul da América do Sul e Oceania. No Brasil, os solos arenosos ocupam 8% do território nacional, com destaque para fronteira agrícola do Matopiba (compreendendo parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), representando 20% da área da região, o que aumenta a pressão de uso sobre esses solos.
Do ponto de vista agrícola e ambiental esses solos possuem uma série de limitações que surgem como consequência intrínseca da textura arenosa. O predomínio de partículas de maior tamanho (fração areia) dificulta a formação de agregados do solo estáveis, tornando-os mais susceptíveis a erosão hídrica e eólica. Além disso, o predomínio de poros de maior tamanho (macroporos), confere baixa capacidade de retenção de água devido à alta permeabilidade, intensifica a decomposição da matéria orgânica do solo, e favorece a lixiviação de potássio e nitrato, causando contaminação da água subterrânea.
Entre as práticas de manejo que visam a minimizar o impacto agrícola e ambiental do uso dos solos arenosos, é correto destacar 
Alternativas