Com relação ao SUS, julgue o item. O controle social no SUS ...
Com relação ao SUS, julgue o item.
O controle social no SUS é exercido por meio de
conferências e conselhos de saúde, dos quais podem
fazer parte os prestadores de serviços privados
conveniados ao SUS.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo
O tema central da questão é o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é um elemento fundamental da gestão participativa em saúde, que garante a participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de saúde.
Para resolver esta questão, é necessário entender que o controle social no SUS é efetivado principalmente por meio das conferências e conselhos de saúde. Estes são espaços onde representantes da sociedade civil, trabalhadores da saúde e gestores participam de forma democrática.
Um ponto importante destacado na questão é a participação dos prestadores de serviços privados conveniados ao SUS nesses mecanismos de controle social. De fato, esses prestadores podem integrar os conselhos de saúde, pois a legislação brasileira permite a composição desses conselhos de forma ampla e representativa, garantindo a pluralidade de vozes e interesses no debate sobre as políticas de saúde.
Portanto, a questão está correta ao afirmar que os prestadores de serviços privados conveniados ao SUS podem fazer parte dos conselhos de saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
certo
o controle social se dá por meio da participação popular. Os conselhos e conferências são regulados pela lei 8.142/90 e são compostos pela sociedade civil e demais entidades interessadas (públicas, privadas, coletivas, profissionais...). A formação é paritária quando se fala de usuários do SUS.
____
lei 8.142/90 Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:
I - a Conferência de Saúde; e
II - o Conselho de Saúde.
§ 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
§ 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo. [...]
§ 4° A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos. [...]
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo