A supervisora Laura organizou, com os diretores de escolas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3331919 Pedagogia
A supervisora Laura organizou, com os diretores de escolas públicas de seu setor de supervisão, encontros de estudos sobre “aprendizagem ativa, conhecimentos prévios/conceitos espontâneos e motivação”, selecionando textos para leitura e debate em reuniões pedagógicas com os professores. Dentre eles, o texto no qual Célia F. Linhares, in Silva Jr. (2004), defende a “cabeça bem feita” em lugar da “cabeça cheia”, retomando Montaigne e Rabelais, e argumentando que “é a própria concepção de conhecimento e de escola que está em questão: é um conhecimento sem mistério e sem enigmas, que deve ser carregado como um peso pela vida afora, subjugando, subalternizando, ou um processo escolar que participe da aventura humana, que não pode ser engessada num rol de utilidades imediatas, mas que nos proponha questões, para cujas respostas
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A“possamos dialogar permanentemente com a vida, num exercício de vida”.

Tema central e relevância:

A questão aborda a concepção de conhecimento e o papel da escola segundo uma perspectiva filosófica e pedagógica. O foco principal é a diferença entre a “cabeça feita” (que pensa de forma crítica e questionadora) e a “cabeça cheia” (meramente acumuladora de informações). Esse debate traz autores como Montaigne, Rabelais e também referencia a discussão contemporânea sobre aprendizagem ativa, conhecimentos prévios e motivação.

Resumo teórico:

O conceito de “cabeça bem feita”, retomado por Edgar Morin e discutido por Célia Linhares, valoriza a formação de um sujeito capaz de refletir, dialogar e se posicionar frente aos desafios do mundo, indo além da simples memorização de conteúdos. A escola deve ser espaço de diálogo, reflexão, construção de sentido e de participação ativa no processo de aprendizagem (BNCC, 2017; Morin, 2002).

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa A reflete a ideia central do texto, destacando a importância de dialogar com a vida e de manter um processo educativo vivo e questionador. Isso está alinhado à proposta de uma escola que forma cidadãos críticos, capazes de pensar e agir no mundo.

Análise das alternativas incorretas:

B: Foca no individualismo e na competição, valores distantes da perspectiva humanista e dialógica defendida pelos autores referidos.

C: Trata da atualização de informações, mas permanece na lógica de “acumular saberes”, não na de dialogar e construir sentido.

D: Sugere uma busca apenas pelo passado escolar, não dialogando com a vida atual nem com o presente do estudante.

E: Valoriza uma confiança cega na ciência, desestimulando o questionamento crítico e o diálogo, elementos fundamentais para a “cabeça bem feita”.

Dicas de interpretação:

Busque sempre nas alternativas as ideias de diálogo, reflexão e participação ativa. Fuja de enunciados que proponham submissão, competição excessiva ou passividade, pois estes se opõem ao conceito de educação emancipadora.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo