Na função de odontolegista, o cirurgião-dentista pode reali...
I- O exame odontológico é considerado um método primário de identificação humana, em decorrência da alta resistência das estruturas dentárias à eventos de decomposição, traumatismo e carbonização.
II- O posicionamento dental nas arcadas e os tratamentos odontológicos realizados facilitam a identificação do indivíduo.
III- Exames de imagem odontológicos e fichas clínicas dentárias podem ser usadas no processo de identificação.
Analisadas as sentenças, assinale CORRETAMENTE:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: A identificação odontológica é método primário de identificação humana porque permite comparar dados postmortem com registros antemortem; no caso, as sentenças I, II e III descrevem corretamente a resistência das estruturas dentárias, o valor individualizante da posição e dos tratamentos odontológicos e o uso de imagens e fichas clínicas, sustentando o gabarito D.
- Se a alternativa mencionar comparação entre dados odontológicos antemortem e postmortem, pense em método primário de identificação humana.
- Considere como elementos individualizantes não só a anatomia dentária, mas também posição dental, ausências, anomalias e tratamentos realizados.
- Radiografias, outras imagens e fichas clínicas têm valor pericial; não trate o prontuário odontológico como documento apenas administrativo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo