Quando falamos em crescimento microbiano, estamos nos refer...
I. A maioria dos microrganismos termófilos é tão sensível a temperaturas mais altas que não poderá crescer mesmo em uma temperatura ambiente amena (25°C).
II. Os microrganismos psicrotróficos, na verdade, não crescem bem em temperaturas baixas, exceto quando comparados com outros microrganismos; contudo, em determinado período, eles são capazes de deteriorar lentamente o alimento.
III. A refrigeração é o método mais comum de preservação dos alimentos nos domicílios. Esse método tem como base o princípio de que as velocidades de reprodução microbiana decrescem em baixas temperaturas.
IV. A temperatura ótima para a maioria das bactérias patogênicas é de cerca de 37°C, e as estufas para culturas clínicas, em geral, são ajustadas nessa temperatura. Os mesófilos incluem a maioria dos organismos deteriorantes e patogênicos.
V. Muitos desses organismos hipertermófilos têm uma temperatura ótima de crescimento de 50 a 60°C, aproximadamente a temperatura da água que sai das torneiras de água quente.
Está CORRETO o que se afirma: