Em projetos de sistemas elétricos prediais de baixa tensão, ...
Em projetos de sistemas elétricos prediais de baixa tensão, o número de pontos de tomada deve ser determinado em função da destinação do local e dos equipamentos elétricos que podem ser ali utilizados. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I – Em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, próximo ao lavatório.
II – Em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para cada 2,5 m, ou fração, de perímetro, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mínimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos.
III – Em varandas, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada. Nesse caso, admite-se que o ponto de tomada não seja instalado na própria varanda, mas próximo ao seu acesso, quando a varanda, por razões construtivas, não comportar o ponto de tomada, quando sua área for inferior a 2 m² ou, ainda, quando sua profundidade for inferior a 0,80 m.
IV – Em salas e dormitórios devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 3 m, ou fração, de perímetro, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível.
V – Em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto no mínimo três pontos de tomada de uso geral. Aos circuitos terminais respectivos deve ser atribuída uma potência de no mínimo 1000 VA.
Quais das afirmativas acima estão CORRETAS?