“No Brasil, as medidas de controle de vetor tiveram
início no período colonial, desde a primeira campanha
sanitária contra febre amarela, realizada em Recife no
ano de 1691 (BRASIL, 1994b, p. 7), passando pelas
epidemias no Rio de Janeiro no século XIX (LIMA,
2002), até as mais recentes. Assim, as ações para
prevenção dessas endemias foram se estruturando com
base no conhecimento do território de atuação e nos
procedimentos relacionados ao trabalho de campo.
Desde então, a figura dos ACE ganhou destaque e,
posteriormente, estes foram incorporados à organização
operacional dos programas de controle de doença e
saúde ambiental”. (BEZERRA, 2017)
Fonte: Casa de Oswaldo Cruz, Acervo Fundação Sesp
A imagem mostra profissionais de saúde que foram
denominados de: