A organização administrativa do Sistema Único de Saúde (SUS...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3910688 Saúde Pública
A organização administrativa do Sistema Único de Saúde (SUS) permite que os municípios se articulem para ganhar eficiência na oferta de serviços e otimização de infraestrutura. A formação de subdivisões territoriais ou consórcios é prevista para atender demandas específicas de saúde de forma integrada. No contexto da organização territorial dos serviços de saúde, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: A questão cobrava se os municípios podem constituir distritos para integrar o planejamento e a execução das ações e serviços de saúde, conforme a Lei nº 8.080/1990, arts. 10 e 11.

Tema central: Organização territorial do SUS
Análise das alternativas
A
Errada
Errada porque atribui às comissões intersetoriais nacionais uma composição exclusivamente militar e uma finalidade de segurança nacional em vacinação, o que não corresponde à Lei nº 8.080/1990. Pela base, essas comissões existem para articular políticas e programas de interesse para a saúde, não para esse fim específico nem com essa composição restrita.
B
Errada
Errada porque cria uma competência inexistente para a direção nacional do SUS. A base informa que a direção nacional exerce funções de formulação, coordenação, cooperação técnica e normatização em âmbito federal, e não a obrigação legal de indicar diretores administrativos de todos os hospitais municipais, o que contraria a descentralização e a autonomia local.
C
Errada
Errada porque impõe condições não previstas na Lei nº 8.080/1990 para a formação de consórcios intermunicipais. Segundo a base, a lei autoriza consórcios entre municípios sem limitar a medida a cidades com menos de dez mil habitantes e sem exigir ausência de hospital com UTI.
D
Certa
A alternativa D está correta porque reproduz a previsão legal de que os municípios podem constituir distritos para integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltados à cobertura total das ações de saúde, permitindo a organização conjunta do planejamento e da execução dos serviços.
Pegadinha da questão
A questão mistura figuras legais distintas e tenta induzir erro com restrições e competências inventadas: consórcio intermunicipal, distrito municipal de saúde e atribuições da direção nacional do SUS.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a questão falar em integração territorial entre municípios no SUS, confira se a alternativa respeita a autorização legal para consórcios e distritos prevista na Lei nº 8.080/1990.
  • Desconfie de alternativas que criem requisitos numéricos, estruturais ou populacionais que a lei não traz para consórcios intermunicipais.
  • Elimine alternativas que atribuam à direção nacional do SUS poderes centralizadores de gestão local não previstos em lei.
  • Termos absolutos como 'exclusivamente' e 'obrigação legal de indicar todos' exigem confronto direto com a competência legal; se a lei não disser isso, a tendência é de erro.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo