Terminologia cirúrgica é o conjunto de termos que expressam ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250647 Enfermagem
Terminologia cirúrgica é o conjunto de termos que expressam o segmento corpóreo afetado e a intervenção realizada para tratar a afecção. A utilização de uma nomenclatura apropriada fornece definição de termos cirúrgicos, descreve os tipos de cirurgias e facilita o preparo de instrumentais e equipamentos, para cada tipo de procedimento cirúrgico. Dessa forma, os termos esplenectomia e episiotomia significam, respectivamente 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos abordar a questão da terminologia cirúrgica para entender melhor os conceitos envolvidos. A alternativa correta é B - remoção do baço e incisão perineal para evitar a ruptura do períneo durante o parto.

A questão trata da importância de compreender a terminologia cirúrgica, que é essencial para a definição dos procedimentos, descrição dos tipos de cirurgias e preparação dos materiais necessários. Conhecer esses termos é vital para qualquer profissional de enfermagem em centro cirúrgico.

Vamos analisar os termos apresentados:

Esplenectomia: A palavra é composta por "espleno", que se refere ao baço, e "ectomia", que significa remoção ou excisão. Portanto, esplenectomia é a remoção do baço.

Episiotomia: "Episio" refere-se ao períneo e "otomia" significa incisão. Logo, episiotomia é a incisão no períneo para evitar rupturas durante o parto.

Agora, analisando as alternativas:

A - remoção da próstata e incisão perineal para evitar a ruptura do períneo durante o parto. Incorreta porque esplenectomia não é a remoção da próstata, e sim do baço.

B - remoção do baço e incisão perineal para evitar a ruptura do períneo durante o parto. Correta porque define precisamente o que são esplenectomia e episiotomia.

C - extirpação da tuba uterina e abertura da articulação. Incorreta porque esplenectomia não é a extirpação da tuba uterina, e episiotomia não é a abertura da articulação.

D - extirpação da tuba uterina e abertura da parede/cavidade torácica. Incorreta pelas mesmas razões da alternativa C.

E - remoção do baço e abertura da articulação. Incorreta porque episiotomia não é a abertura da articulação, e sim uma incisão no períneo.

Entender esses conceitos é fundamental para a prática segura e eficiente no centro cirúrgico, garantindo que os profissionais estejam preparados para cada tipo de procedimento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada pede o significado de dois termos cirúrgicos específicos: esplenectomia e episiotomia. A alternativa B é a correta. A esplenectomia refere-se à remoção cirúrgica do baço, um órgão envolvido em diversas funções imunológicas e na filtragem de células sanguíneas antigas ou danificadas. Já a episiotomia é um procedimento onde se faz uma incisão no períneo (área entre a vagina e o ânus) durante o parto, com o objetivo de aumentar a abertura vaginal e evitar a ruptura perineal espontânea. As outras alternativas estão incorretas porque misturam termos de diferentes procedimentos ou descrevem incorretamente as cirurgias mencionadas. Por exemplo, a remoção da próstata é chamada de prostatectomia (não esplenectomia), e a extirpação da tuba uterina (salpingectomia) não está relacionada aos termos apresentados na questão. Portanto, a alternativa B é a única que descreve precisamente o significado dos termos em questão.

LETRA B

EPSIOTOMIA - CORTE

EPSIORRAFIA - SUTURA

ESPLE - BAÇO

TOMIA - CORTE

@enfaconcursos

tiktok

Eu entendi claramente, esse aplicativo tem uma praticidade maravilhosa no entendimento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo