Como assistente em administração do IFPB, você precisa e...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: A questão exigia identificar a única alternativa com grafia compatível com o Manual de Redação da Presidência da República na escrita de cargos compostos, especialmente quanto ao uso do hífen e à uniformidade gráfica nos compostos hifenizados.
- Em cargos compostos da redação oficial, confira primeiro se o caso é daqueles que o Manual registra com hífen, como formas com ex-, vice-, geral, adjunto, presidente, chefe e certos numerais.
- Se o cargo composto tiver hífen, não misture maiúscula e minúscula entre os elementos; a opção gráfica deve ser uniforme.
- Não valide forma apenas por parecer usual no uso comum; em redação oficial, prevalece a grafia normativa registrada no Manual.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito é realmente letra E, mas quem passou a questão pra cá, esqueceu de colocar o hífen em "ex-diretor"!!
(E) O ofício foi submetido ao vice-presidente, ao ex-diretor e ao diretor-adjunto para ciência e assinatura.
A gente paga a plataforma para não terem o mínimo cuidado em conferir as questões. Gabarito errado, transcrição errada...
Escrevem-se com hífen:
a) cargos formados pelo adjetivo “geral”: diretor-geral, relator-geral, ouvidor-geral;
b) postos e gradações da diplomacia: primeiro-secretário, segundo-secretário;
c) postos da hierarquia militar: tenente-coronel, capitão-tenente;
d) cargos que denotam hierarquia dentro de uma empresa: diretor-presidente, diretor-adjunto, editor-chefe, editor-assistente, sócio-gerente, diretor-executivo;
e) cargos formados por numerais: primeiro-ministro, primeira-dama;
f) cargos formados com os prefixos “ex” ou “vice”: ex-diretor, vice-coordenador.
Em palavras com hífen, após se optar pelo uso da maiúscula ou da minúscula, deve-se manter a escolha para a grafia de todos os elementos hifenizados:
“Vice-Presidente” ✅
“vice-presidente” ✅
“Vice-presidente” ❌
O novo Acordo Ortográfico tornou opcional o uso de iniciais maiúsculas em palavras usadas reverencialmente, por exemplo para cargos e títulos (exemplo: o Presidente francês ou o presidente francês). Porém, em palavras com hífen, após se optar pelo uso da maiúscula ou da minúscula, deve-se manter a escolha para a grafia de todos os elementos hifenizados: pode-se escrever “Vice-Presidente” ou “vice-presidente”, mas não “Vice-presidente”.
A alternativa correta é a E. ✅
“O ofício foi submetido ao vice-presidente, ao ex-diretor e ao diretor-adjunto para ciência e assinatura.”
Uso do hífen
Pelas regras do Acordo Ortográfico:
Usa-se hífen com:
- ex-
- vice-
- diretor-adjunto
Portanto:
- vice-presidente ✅
- ex-diretor ✅
- diretor-adjunto ✅
Todos corretos.
Análise das demais alternativas
A) “Vice-diretor” ❌
O correto: vice-diretor → com minúscula, se não iniciar período.
“Diretor Geral” ❌
O correto seria: diretor-geral (com hífen e minúsculas).
B) “diretor-presidente” ✅ “ex-coordenador” ✅ “secretário geral” ❌
O correto: secretário-geral.
C) “Diretor-geral” ❌ “Vice-coordenador Acadêmico” ❌
Problemas:
uso indevido de maiúsculas;
“vice-coordenador” deve estar em minúsculas no meio da frase;
“acadêmico” também deveria estar em minúscula.
Correto: diretor-geral; vice-coordenador acadêmico.
D) “diretor executivo” ❌ “primeiro secretário” ❌ “editor chefe” ❌
O correto: diretor-executivo; primeiro-secretário; editor-chefe.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo