Pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal de São C...
Considerando essa descoberta, um professor de Ciências pede aos estudantes que expliquem que tipo de transformação, se física ou química, ocorre no processo de produção de hidrogênio a partir da água, como descrito na reportagem do jornal.
João disse tratar-se de transformação física, pois o hidrogênio já existia nas moléculas de água.
Juliana afirmou tratar-se de transformação química pois o hidrogênio, que era incolor na água, fica verde depois da reação.
Maria disse trata-se de transformação física, uma vez que foi preciso usar eletricidade para quebrar as moléculas de água.
Rodrigo afirmou que era uma transformação química pois o produto, hidrogênio, é outro que não a água.
A partir dessas três respostas, o professor constatou que: