De acordo com o texto, está incorreto afirmar: 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3450059 Português
Uma revolução educacionista para completar a Abolição "O novo livro de Cristovam Buarque, A última trincheira da escravidão, inscreve-se na melhor tradição de pensadores que souberam projetar o Brasil para além do imediato. Diante da nossa imoral desigualdade social, todos ficam tentados a discutir políticas sociais de efeito imediato. Trata-se de aliviar o sofrimento de milhões de brasileiros. O quanto antes. Mas isso não nos deveria eximir de pensar o médio e o longo prazos. E imaginar mudanças para que o nosso desenvolvimento corrija o atraso, a pobreza e a exclusão. Só assim teremos um projeto de país. (...)

Quem tem o privilégio de ler esse seu livro, logo se convence da importância da cruzada de Cristovam por uma revolução educacionista. Imaginar um Brasil desenvolvido e socialmente justo depende de uma condição essencial: uma educação básica de qualidade com acesso equitativo para ricos e pobres. Nesse livro, Cristovam mostra que o acesso equitativo à escola de qualidade é o principal vetor do desenvolvimento. Mais do que um mero investimento ou política social. E apresenta uma proposta consistente de um Sistema Único Nacional Público para a educação de base.

O mapa para alguém ser livre é a escola quem dá. Sem a educação de qualidade, ninguém pode saber o caminho para viver livremente na contemporaneidade. Somente no século 21, o Brasil começou a matricular todos na escola. Mas em escolas desiguais. Aí surge a última trincheira da escravidão: a dualidade da escola-senzala e da escola-casa-grande. (...)

Os descendentes sociais dos escravizados estão nas escolas de baixa qualidade. Sem acesso ao aparato básico para exercer uma cidadania plena no novo mundo digital. Eles são a vasta maioria do povo brasileiro. Já para os descendentes sociais dos escravocratas, este triste país garante escolas de nível internacional e lhes proporciona uma formação com todas as ferramentas do conhecimento necessárias para trabalhar e empreender no novo ambiente tecnológico."

(Trecho de artigo de opinião escrito por Maurício Rands, Advogado formado pela FDR da UFPE, Ph.D. pela Universidade Oxford. Publicado no Correio Braziliense, 16/02/2023.)
De acordo com o texto, está incorreto afirmar: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Interpretação de Texto e Semântica

A questão exige que o candidato compreenda com atenção o texto e identifique qual afirmação destoa da informação apresentada pelo autor. Trata-se da habilidade fundamental de ler atentamente, localizar dados explícitos e interpretar a intenção do discurso, sempre observando os sentidos das palavras no contexto.

Análise da alternativa correta:

E) "As políticas sociais de reparação no Brasil são de efeito mediato, tratando o sofrimento de milhões de brasileiros."

Pela norma-padrão e pela coerência textual, essa frase está incorreta. O autor afirma que, diante da desigualdade social no Brasil, todos ficam tentados a discutir políticas sociais de efeito imediato (ou seja, que visam resultados rápidos e não adiados). Assim, o erro está no termo "mediato" (que significa 'posterior', 'que depende de tempo'), contrariando a ideia original do texto.

Regra Semântica: Para resolver, é preciso identificar palavras-chave (“efeito imediato”) e perceber a mudança do sentido ao usar “mediato”, típica pegadinha de prova.

Análise das alternativas incorretas:

A) O texto defende que educação básica de qualidade é mesmo essencial para justiça social e desenvolvimento.

B) Segundo o texto, só com educação de qualidade é possível “saber o caminho para viver livremente na contemporaneidade”. Afirmação de acordo com o trecho.

C) Apesar de o texto não dizer que as escolas de baixa qualidade foram "criadas" para descendentes dos escravizados, ele afirma que estes estão nas escolas de baixa qualidade. A expressão “criar para” pode ser forçada, mas está de acordo com a lógica da discussão social abordada.

D) O texto é explícito: o acesso à escola de qualidade é chamado de “principal vetor do desenvolvimento”. Frase fiel ao texto.

Dicas: Leia sempre procurando a ideia central do trecho. Em provas, atenção especial a palavras que mudam discretamente o sentido original (imediato x mediato, “nunca” x “sempre”, etc.).

Autores referenciados: A importância da coerência textual é tratada por Koch & Elias (Ler e Compreender), e semântica por Bechara (Moderna Gramática Portuguesa). Dominar essas estratégias aumenta sua segurança em interpretação!

Gabarito: E

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em momento nenhum a questão fala que as escolas de baixa qualidade foram criadas para os descendentes sociais dos escravizado, mas a banca deu a alternativa C como correta.

"Os descendentes sociais dos escravizados estão nas escolas de baixa qualidade"

Aqui o texto afirma!!!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo