Os Pronomes demonstrativos são os que indicam a posição dos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3365249 Português
Os Pronomes demonstrativos são os que indicam a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso. Esta localização pode ser no tempo, no espaço ou no discurso.
Acerca dessa temática, é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Morfologia – Pronomes Demonstrativos

Esta questão aborda o uso adequado dos pronomes demonstrativos – palavras que localizam elementos no espaço, no tempo ou no próprio texto em relação às pessoas do discurso. Segundo a norma-padrão e grandes gramáticos, como Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), esses pronomes criam referências que garantem coesão e clareza textual.

Análise da alternativa correta:

D) No texto, usamos ESTE, ISTO, ESTA quando nos referimos a pessoas ou objetos que ainda não foram mencionados.

Justificativa: Pelo emprego normativo, “este”, “esta” e “isto” são usados para referência catafórica – ou seja, quando vamos introduzir uma ideia, pessoa ou objeto que será explicitado em seguida, mas ainda não foi mencionado. É, inclusive, recomendação nos manuais de redação oficial. Por exemplo: Este é o ponto fundamental: a ética. – “este” antecipa a explicação.

Análise das alternativas incorretas:

A) Usamos Aquele, Aquela e Aquilo, quando a pessoa ou objeto já tiver sido mencionada.
Erro: “Aquele”, “aquela” e “aquilo” referem-se a algo distante de ambos os interlocutores, seja no tempo (passado remoto) ou espaço, e não obrigatoriamente a algo já mencionado.

B) Este, esta e isto são usados para objetos que estão próximos do falante. Em relação ao tempo, é usado no passado ou futuro.
Erro: Embora expressem proximidade ao falante, são designados ao tempo presente ou futuro próximo, jamais ao passado.

C) Esse, essa, isso são usados para objetos que estão próximos da pessoa com quem se fala. Em relação ao tempo, são usados no presente.
Erro: “Esse”, “essa”, “isso” realmente expressam proximidade com o interlocutor, mas se referem ao passado recente ou a algo já citado no texto, e não ao presente.

Dica de prova: Em gramática normativa (Bechara, Cunha & Cintra), atenção aos detalhes contextuais de tempo, espaço e posição no discurso: essas são as chaves para não errar em questões com pronomes demonstrativos, que costumam trazer pegadinhas com “já mencionado” versus “a ser mencionado”.

Resumo: A alternativa D está correta. “Este/esta/isto” introduzem, no texto, algo ainda não apresentado. Esse domínio é fundamental para clareza textual e sucesso em concursos!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

funçao cataforica

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo