A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1702367 Medicina
A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. É uma condição multifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais. Não é correto no tratamento da asma:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda o tratamento farmacológico da asma, doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores que, ao ser negligenciada ou manejada de forma inadequada, pode resultar em crise grave e risco à vida.

Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D está incorreta porque não segue a dose recomendada pelas normativas clínicas. O fenoterol (Berotec®) é um beta2-agonista de curta duração, indicado para alívio de sintomas em crises, mas deve ser dosado por faixa etária e não estritamente por peso (como diz a alternativa D). Segundo a bula oficial e diretrizes brasileiras, a prescrição deve ser: crianças de 1 a 6 anos: 5 a 10 gotas, 3x/dia; até 1 ano: 3 a 7 gotas, 2 a 3x/dia.
Além disso, o uso regular contínuo de broncodilatadores de rápida ação não é recomendado como tratamento de manutenção; o foco deve ser o controle com corticoides inalatórios. Tal dosagem errada ou rotina favorece exacerbação e efeitos adversos.

Análise das alternativas incorretas:
A) CORRETA. O sulfato de magnésio é indicado exclusivamente em casos graves de asma, conforme preconizado no tratamento de exacerbações severas.
B) CORRETA. Não há diferença significativa na eficácia entre aerossol dosimetrado (com espaçador) e nebulização, segundo inúmeros estudos e as IV Diretrizes Brasileiras para o Manejo da Asma.
C) CORRETA. O formoterol pode, por sua ação rápida (início em 1-3 min), ser considerado no alívio em exacerbações, mas não se recomenda seu uso prolongado como resgate, sendo alternativa de suporte, não de rotina.

Dicas do especialista:
Questões frequentemente cobram detalhes de posologia e uso racional dos medicamentos.

Fique atento à diferença entre medicação de alívio e de controle! Sempre confirme dosagens em fontes oficiais (bula, protocolos e diretrizes nacionais).

Segundo as IV Diretrizes Brasileiras para o Manejo da Asma: "O tratamento da asma deve ser individualizado, considerando a gravidade da doença e a resposta ao tratamento. O uso de broncodilatadores β2-agonistas de curta duração é recomendado para alívio dos sintomas agudos."

Concluindo: A alternativa D está incorreta pela posologia fora de padrão e pelo uso inadequado do fenoterol.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é incorreta porque o tratamento da asma deve ser individualizado e baseado na severidade e no controle dos sintomas de cada paciente. O uso de broncodilatadores como o fenoterol (conhecido comercialmente como "Berotec") deve ser feito de acordo com a orientação médica, e a posologia de "1 gota/5 kg/dose (5 a 20 gotas) 3x/dia" não é uma recomendação padrão universalmente aceita para todos os pacientes asmáticos. O tratamento usual da asma envolve o uso de corticosteroides inalatórios como agentes de controle e broncodilatadores de ação rápida para o alívio imediato dos sintomas. Além disso, a dosagem e a frequência da medicação devem ser ajustadas de acordo com a resposta clínica e a gravidade da asma, sempre sob a supervisão de um profissional de saúde. O uso inadequado de broncodilatadores pode levar a efeitos colaterais sérios e piora do controle da asma. Portanto, a alternativa D propõe uma abordagem simplista e potencialmente insegura para o manejo de uma doença complexa como a asma.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo