A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1685341 Saúde Pública

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. A lei orgânica da Saúde sobre a diferenciação dos termos relacionados a vigilância sanitária e Vigilância epidemiológica descritos na lei 8080/1990, pode-se afirmar que:


I - Análise de dados sobre ocorrência de doenças e sua distribuição geográfica é papel exclusivo da Vigilância Sanitária.

II - Análise de dados sobre os grupos populacionais de risco a contrair determinada doença é papel da vigilância sanitária.

III - As ações que previnem os riscos à saúde é papel da vigilância sanitária.

IV - As ações de fiscalização sobre os bens que se relacionam diretamente com a saúde da população é papel da vigilância epidemiológica.


Marque a alternativa que contém a afirmativa correta:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a Vigilância em Saúde, um componente vital da Saúde Coletiva que inclui a vigilância sanitária e epidemiológica, conforme definido pela Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990). Essa lei estabelece as atribuições e responsabilidades de cada tipo de vigilância.

Resumo teórico:

A Vigilância Sanitária é responsável por fiscalizar e controlar bens e produtos que possam afetar a saúde da população, como alimentos, medicamentos, e condições ambientais. Ela busca prevenir riscos à saúde através de fiscalização e regulamentação.

Por outro lado, a Vigilância Epidemiológica envolve o monitoramento da ocorrência de doenças, análise de dados sobre a saúde da população e a implementação de medidas de controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis. Ela se concentra no estudo dos padrões de saúde e doença na sociedade.

Justificativa da alternativa correta:

Alternativa C - Apenas III: A afirmação correta é que as ações que previnem os riscos à saúde são papel da vigilância sanitária. Este é um dos principais objetivos da vigilância sanitária, que atua para prevenir e reduzir os riscos à saúde humana.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A - Apenas I: Incorreta. A análise de dados sobre a ocorrência de doenças e sua distribuição geográfica é uma função da Vigilância Epidemiológica, não da Vigilância Sanitária.

Alternativa B - Apenas II: Incorreta. A análise de dados sobre grupos populacionais de risco é, novamente, uma função da Vigilância Epidemiológica, que foca na identificação de padrões que podem indicar riscos à saúde.

Alternativa D - Apenas IV: Incorreta. As ações de fiscalização sobre bens que se relacionam diretamente com a saúde são responsabilidade da Vigilância Sanitária, não da Vigilância Epidemiológica.

Compreender a distinção entre esses dois tipos de vigilância é essencial para interpretar corretamente tais questões. Elas desempenham papéis distintos mas complementares na proteção da saúde pública.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - Análise de dados sobre ocorrência de doenças e sua distribuição geográfica é papel exclusivo da Vigilância Sanitária. (ERRADA)

II - Análise de dados sobre os grupos populacionais de risco a contrair determinada doença é papel da vigilância sanitária.(ERRADA)

III - As ações que previnem os riscos à saúde é papel da vigilância sanitária.

IV - As ações de fiscalização sobre os bens que se relacionam diretamente com a saúde da população é papel da vigilância epidemiológica.(ERRADA)

resuminho:

1.A vigilância epidemiológica ( RELACIONADA A PESSOAS E DOENCAS)

reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças específicas.

2.A vigilância ambiental ( RELACIONADA AO MEIO AMBIENTE TANTO NATURAL QUANTO ARTIFICIAL)

se dedica às interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde. As ações neste contexto têm privilegiado, por exemplo, o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e o controle de vetores de transmissão de doenças – especialmente insetos e roedores. 

3.As ações de vigilância sanitária( RELACIONADA AO TRABALHO DO CELSO RUSSOMANO)

dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. Realizam também a fiscalização de serviços de interesse da saúde, como escolas, hospitais, clubes, academias, parques e centros comerciais, e ainda inspecionam os processos produtivos que podem pôr em riscos e causar danos ao trabalhador e ao meio ambiente.

4.área de saúde do trabalhador

realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo