Promover Licenciamento Ambiental de empreendimentos e ativid...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E) Da União.
Interpretação do Tema: A questão aborda a competência federativa para o licenciamento ambiental de atividades em terras indígenas. O ponto central é saber se cabe ao Município, ao Estado ou à União o licenciamento nesses casos. Esse é um tema chave para Analista Ambiental e frequentemente explorado em provas.
Fundamentação Legal: A Lei Complementar nº 140/2011, que dispõe sobre a cooperação entre os entes federativos em ações administrativas ambientais, é clara:
“Art. 7º, inciso XIV, c: São ações administrativas da União: [...] XIV - promover o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades: [...] c) localizados ou desenvolvidos em terras indígenas…”
Jurisprudência: O STF, em decisão recente (Ministro Flávio Dino), suspendeu decreto estadual que tratava de licenciamento em terras indígenas, reafirmando a competência exclusiva da União nessas situações, em consonância com os dispositivos constitucionais sobre proteção das terras indígenas e meio ambiente.
Doutrina: Paulo de Bessa Antunes defende que a União é responsável pelo licenciamento em terras indígenas, considerando tanto a salvaguarda constitucional desses territórios como a proteção especial que estas áreas requerem.
Exemplo Prático: Considerando-se um projeto de hidrelétrica que atravessa terras indígenas em dois municípios de um mesmo Estado, apenas o IBAMA, órgão federal, pode emitir a licença ambiental. Nem o Estado nem os Municípios têm legitimidade para tal ato.
Análise das Alternativas:
- A/B/C – Municípios: Incorretas. A competência municipal não se estende a terras indígenas. A presença de órgão ou conselho ambiental municipal não altera essa vedação legal.
- D – Estado: Incorreta, pois nem mesmo o órgão estadual ambiental pode atuar nesses casos. A Constituição e a LC nº 140/2011 reservam a matéria para a União.
- E – União: Correta conforme explícito no art. 7º, XIV, “c”, da LC 140/2011.
Pegadinha: A referência a dois municípios do mesmo Estado pode induzir à ideia de competência estadual ou municipal, mas em terras indígenas, apenas a União tem competência, independentemente da quantidade de municípios envolvidos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LC140/11
Art. 7 São ações administrativas da União:
(...)
XIV - promover o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades:
(...)
c) localizados ou desenvolvidos em terras indígenas;
Terras indígenas - união
gab. E
CF. Art. 20. São bens da União:
...
XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®
CONSTÂNCIA!!
GABARITO: LETRA E - CORRETA
Fonte: LC140/11
Art. 7º. São ações administrativas da União: (...)
XIV - promover o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades: (...)
c) localizados ou desenvolvidos em terras indígenas;
GAB: "E"
LC140/11
Art. 7 São ações administrativas da União: (...)
XIV - promover o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades: (...)
c) localizados ou desenvolvidos em terras indígenas;
reforçando:
CF. Art. 20. São bens da União: ...
XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo