Pode-se inferir que para se chegar à “palavra justa”, tão pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2776641 Português

Leia o texto 1 para responder às questões de 01 a 04.


Texto 1


Março, 12

Tanto trabalho para redigir a carta de resposta a uma diretora de

serviço público que me mandou observações sobre uma crônica

que publiquei no Jornal do Brasil. Problema: achar o tom

adequado, a palavra justa, a expressão medida e insubstituível,

05 nem mais nem menos. Chego à conclusão de que escritor é

aquele que não sabe escrever, pois quem não sabe, escreve sem

esforço. Já Manoel Bandeira era de outra opinião: “Se você faz

uma coisa com dificuldade, é que não tem jeito para ela.” Duvido

(grifos meus).

ANDRADE, Carlos Drummond de. O observador no escritório: páginas de diário. Rio de Janeiro: Record, 1985.

Pode-se inferir que para se chegar à “palavra justa”, tão procurada por Drummond, exige-se um posicionamento de quem escreve, baseado em

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação do Enunciado: A questão aborda a busca pela “palavra justa” mencionada por Drummond, o que implica em um processo de escrita que requer esforço e reflexão. Para identificar a alternativa correta, é crucial compreender o que essa busca exige do escritor.

Alternativa Correta: A alternativa A - empenho, cautela e apreciação - é a resposta correta. Essa escolha reflete a ideia de que, para encontrar a palavra certa, é necessário um esforço significativo, um cuidado com a escolha das palavras e uma apreciação do que se está escrevendo, conforme a reflexão do autor no texto. O uso de “empenho” indica a dedicação necessária para se expressar de forma precisa e adequada, “cautela” sugere a necessidade de ponderar sobre as palavras escolhidas, e “apreciação” refere-se ao valor que se dá ao ato de escrever.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

B - inocência, imaturidade e prudência: Essa combinação não reflete o processo consciente e crítico de escrever. Inocência e imaturidade são opostas ao esforço e à reflexão que Drummond sugere.

C - improviso, persistência e formalidade: Embora a persistência tenha um valor positivo, o improviso é contrário à ideia de buscar a palavra justa, que requer planejamento e cuidado. A formalidade também não se alinha ao contexto da busca pela expressão adequada.

D - ingenuidade, perseverança e complexidade: A ingenuidade não se relaciona com o esforço consciente que Drummond menciona. A complexidade pode ser um aspecto da escrita, mas não é um valor positivo no contexto da busca pela simplicidade e adequação da palavra.

E - obrigação, naturalidade e muita experiência: Aqui, a obrigação sugere um peso, enquanto a busca pela palavra justa deve ser uma escolha consciente e apreciativa. Naturalidade e experiência podem ser importantes, mas não capturam a essência do esforço e da reflexão necessários.

Portanto, a alternativa A é a única que realmente reflete o que Drummond propõe em sua reflexão sobre o ato de escrever.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo