Em um sistema predial trifásico (380/220 V), um circuito ter...
Considerando-se a seletividade entre os dispositivos e as características típicas de disparo magnético da curva C (5 In a 10 In), qual das alternativas descreve corretamente o comportamento em caso de curto-circuito franco de baixa impedância no circuito terminal?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C
Haverá seletividade parcial. O comportamento dos disjuntores termomagnéticos, especialmente na zona de atuação magnética (curva C: 5 a 10 In), é caracterizado por uma sobreposição das curvas de disparo para correntes de curto-circuito elevadas.
Para que ocorra a seletividade (apenas o disjuntor do circuito terminal abrir), o disjuntor de montante (63 A) não deveria atuar. No entanto:
Limites Magnéticos:
- Disjuntor 20 A (Curva C): Atuação magnética entre 100 A e 200 A.
- Disjuntor 63 A (Curva C): Atuação magnética entre 315 A e 630 A.
Curto-Circuito Franco:
- Um curto-circuito franco de baixa impedância gera correntes muito elevadas, frequentemente superiores a 315 A (o limite inferior de disparo magnético do disjuntor de 63 A).
- Quando a corrente de falta excede esse valor, ambos os disjuntores percebem a falha quase instantaneamente dentro de suas zonas de disparo magnético. Como as curvas de atuação magnética para disjuntores padrão costumam ser sobrepostas (têm tempos de disparo extremamente baixos e praticamente idênticos), não é possível garantir que o disjuntor de 20 A abrirá antes do de 63 A.
- Como há uma região onde ambos os disjuntores podem atuar simultaneamente (o que chamamos de região de sobreposição das curvas), a seletividade é considerada parcial (ocorre apenas para valores de corrente de curto-circuito mais baixos, situados abaixo do limiar magnético do disjuntor de 63 A).
Siga-me @rexconcurseiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo