O Brasil é signatário de diversos instrumentos normativos
internacionais que orientam a atuação do Estado e de seus
agentes na promoção e proteção dos direitos humanos,
especialmente no âmbito da segurança pública e da
administração da justiça. Os instrumentos normativos
internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil
estabelecem parâmetros que orientam a atuação estatal,
em especial no que se refere à