“Em plena Guerra Fria, era fundamental para os interesses so...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3183043 História
“Em plena Guerra Fria, era fundamental para os interesses soviéticos na Ásia Central manter o controle do Afeganistão, que é fronteiriço com três das então Repúblicas Socialistas que compunham a URSS – Uzbequistão, Turcomenistão e o Tajiquistão” (Pereira, 2024). A respeito do tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Após a invasão soviética, os afegãos, que já lutavam contra o governo comunista, passaram a contar com o reforço de milhares jihadistas, de vários países muçulmanos, entre eles o principal combatente estrangeiro, Osama Bin Laden.
( ) Os Estados Unidos, como forma de protesto contra a invasão soviética do Afeganistão, lideraram o boicote às Olimpíadas de Moscou de 1980, sendo seguido por vários países do mundo capitalista.
( ) O fracasso da União Soviética na ocupação do Afeganistão, embora tenha gerado altos custos e durado praticamente uma década, não é considerado como um fator que tenha contribuído para o colapso do Império Soviético.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas