O processo de treinamento:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3992596 Psicologia
O processo de treinamento:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: O ponto decisivo era identificar a concepção sistêmica do treinamento e, por comparação com as demais alternativas, reconhecer que a descrição compatível é a de sistema aberto.

Tema central: processo de treinamento
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque afirma duas coisas incompatíveis com a concepção de avaliação em treinamento: restringe o treinamento a avaliações de percepção sobre a aprendizagem e nega a existência de avaliação de resultados. A base é expressa ao dizer que há avaliação de resultados em treinamento.
B
Errada
Está errada por reduzir o processo de treinamento a uma técnica específica, as simulações, e ainda lhes atribuir finalidade exclusiva para conhecimentos técnicos e operacionais. Pela base, simulações são apenas uma técnica possível e não têm essa exclusividade.
C
Errada
Está errada porque fixa arbitrariamente o processo de treinamento em nove etapas. A base afirma que não há padronização universal que imponha exatamente nove etapas como definição do processo.
D
Certa
A alternativa D está certa porque descreve o treinamento como um processo sistêmico, análogo a sistema aberto, com partes interdependentes e retroalimentação.
E
Errada
Está errada porque também fixa arbitrariamente um número fechado de etapas, agora sete. A base afasta a ideia de que exista estrutura universal do processo de treinamento com exatamente sete etapas.
Pegadinha da questão
A questão explorou três confusões reais: usar termos absolutos como 'somente', 'exclusivamente' e 'não existe'; confundir uma técnica de treinamento com o processo inteiro; e tratar esquemas didáticos com certo número de fases como regra universal.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a alternativa descreve treinamento como processo com partes interdependentes e retroalimentação, o critério é sistêmico, não uma técnica isolada.
  • Desconfie de alternativas que negam avaliação de resultados em treinamento ou limitam a avaliação apenas à percepção de aprendizagem.
  • Números fechados de etapas só servem se a questão indicar explicitamente um modelo específico; sem isso, não são definição universal do processo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

FUNDAMENTAÇÃO:

O treinamento tem como pressuposto fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem. Aprendizagem surge dentro do indivíduo e é o resultado de suas buscas, conquistas, esforços. A aprendizagem é a adoção de um novo comportamento a partir de conhecimentos adquiridos e apropriados pelo indivíduo, e que pode ocorrer diariamente.

Para Chiavenato (2009, p. 48), o treinamento deve simplesmente orientar essas experiências de aprendizagem, [...] a fim de que as pessoas em todos os níveis da empresa possam desenvolver mais rapidamente seus conhecimentos, atitudes e habilidades. Assim, o treinamento segue sequência estabelecida de eventos em um processo contínuo, cujo ciclo se renova a cada vez que é aplicado.

O processo de treinamento assemelha-se a um modelo de sistema aberto, desenvolvido na seguinte sequência (CHIAVENATO, 2009, p. 49):

1) Entradas (inputs): como treinandos, recursos organizacionais, informação, conteúdo, etc.;

2) Processamento ou operação (throughputs): como processos de aprendizagem individual ou programa de treinamento, etc.;

3) Saída (outputs): como pessoal habilitado, melhoria no desempenho e nos resultados, sucesso ou eficácia organizacional, etc.; e

4) Retroação (feedback): como avaliação de procedimentos e resultados do treinamento por meio de meios informais ou de pesquisas sistemáticas.

ChatGPT/Gemini

Gabarito: D) assemelha-se a um modelo de sistema aberto.

Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e cobra a visão de treinamento como processo sistêmico.

O treinamento, na visão de Gestão de Pessoas (especialmente em autores como Chiavenato), é um processo que recebe entradas (inputs), realiza um processamento e gera saídas (outputs), com retroação (feedback). Por isso é comparado a um sistema aberto.

Entradas (Inputs): Os treinandos com suas lacunas, as necessidades de treinamento mapeadas, os recursos disponíveis.

Processamento (Throughput): A execução do treinamento em si, o processo de aprendizagem.

Saídas (Outputs): Pessoas capacitadas, novos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas, melhoria no desempenho.

A) “deve ser aplicado somente em avaliações de percepção sobre a aprendizagem, pois não existe avaliação de resultados em treinamento.” ❌

Existe sim avaliação de resultados em treinamento.

Um modelo clássico é o de Kirkpatrick, com quatro níveis:

  1. reação (satisfação/percepção);
  2. aprendizagem;
  3. comportamento (mudança no trabalho);
  4. resultados organizacionais.

Então não se limita à percepção.

B) “envolve simulações técnicas utilizadas exclusivamente para aquisição de conhecimentos técnicos e operacionais.” ❌

Simulações podem ser uma técnica de treinamento, mas:

  • não são exclusivas de conhecimentos técnicos;
  • treinamento também envolve habilidades, atitudes e comportamentos.

A alternativa restringe demais.

C) “envolve um processo composto de nove etapas.” ❌

Não é a classificação mais cobrada.

Alguns autores podem dividir processos em várias fases, mas a questão aponta para a visão sistêmica tradicional.

D) “assemelha-se a um modelo de sistema aberto.”CORRETA

Essa é a ideia central.

O treinamento:

  • recebe necessidades da organização;
  • transforma essas necessidades em ações de aprendizagem;
  • produz mudanças nos indivíduos;
  • recebe feedback para ajustes.

Ou seja: funciona como sistema aberto porque interage com o ambiente.

E) “envolve um processo composto de sete etapas.” ❌

Assim como a alternativa C, pode aparecer em algumas abordagens, mas não é o conceito clássico associado à pergunta.

C) e E) INCORRETAS: A literatura clássica (Chiavenato, por exemplo) divide o processo de treinamento em quatro etapas clássicas:

  1. Levantamento de necessidades (Diagnóstico)
  2. Desenho do programa de treinamento (Desenho/Planejamento)
  3. Aplicação do programa (Implementação/Execução)
  4. Avaliação dos resultados (Avaliação) (Portanto, falar em nove ou sete etapas fixas contraria o modelo padrão cobrado em concursos).

Dica

  • “entrada → processamento → saída → feedback” - sistema aberto
  • “necessidade, desenho, implementação, avaliação” - etapas do processo de treinamento
  • “reação, aprendizagem, comportamento, resultados” avaliação de Kirkpatrick
  • ciclo de 4 etapas (Diagnóstico, Desenho, Execução e Avaliação)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo