Julgue o item subsequente.Devem ser acentuados os seguintes ...
Julgue o item subsequente.
Devem ser acentuados os seguintes vocábulos com
hiatos tônicos: “concíliar”, “alguém” e “taínha”.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Ortografia e acentuação gráfica, especialmente das regras sobre hiatos tônicos, conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa.
Justificativa da alternativa correta (E – Errado):
A questão avalia o conhecimento das regras de acentuação gráfica do Acordo Ortográfico vigente. Veja por que a afirmativa está errada:
- Concíliar: A grafia correta é conciliar (sem acento). Não se trata de um hiato tônico, e, segundo a norma (cf. Bechara, Moderna Gramática Portuguesa), verbos como “conciliar” são paroxítonos terminados em -ar, que não recebem acento.
- Alguém: Apesar de ser acentuada, o motivo não é hiato tônico. Trata-se de uma oxítona terminada em "-ém", devendo ser acentuada por essa regra. Ex.: “armazém”, “ninguém”.
- Taínha: Contém hiato entre o “a” e o “i”, mas, conforme a gramática (Cunha & Cintra), não se acentuam “i” e “u” tônicos em hiato quando vierem seguidos de ‘nh’. Por isso, palavras como “rainha” e “campainha” também nunca são acentuadas.
Análise crítica:
- Item C (“certo”): Incorreto, pois apenas “alguém” é acentuada, e não por motivo de hiato tônico; as demais não devem ser acentuadas conforme a norma.
- Item E (“errado”): Correto, já que a justificativa para acentuar ou não acentuar os vocábulos não segue a explicação apresentada no enunciado.
Orientações e dicas:
Fique atento a pegadinhas envolvendo regras específicas, como as exceções para hiatos seguidos de "nh" e a real causa do acento em algumas oxítonas. Recomenda-se a revisão dos quadros de acentuação nas gramáticas clássicas (Bechara; Cunha & Cintra; Rocha Lima), todos adotados oficialmente para concursos.
Resumo da regra:
Acentuam-se “i” e “u” tônicos em hiato, exceto se vierem seguidos de “nh” ou estiverem em sílaba precedida de dígrafo. Oxítonas terminadas em “em/ens” são acentuadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
único hiato é "taínha"
O "i" e "u" tônicos recebem acento quando formam hiato.
Não se acentua (í) hiato antes do dígrafo nh. Palavra certa: tainha
Conciliar não forma hiato e tainha não tem acento por preceder NH, não se acentua as vogais I e U quando formam hiato e são seguidos de de M,N,NH,R ou Z.
Regra do Hiato:
a) Hiato: as vogais "i" ou "u" recebem acento, quando nas seguintes condições:
- sejam a segunda vogal do hiato;
- sejam tônicas;
- estejam sozinhas ou com "s" na mesma sílaba;
- não sofram nasalização;
ex: saída: sa-í-da; faísca: fa-ís-ca; balaústre: ba-la-ús-tre.
Fonte: Estratégia
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo