Acerca do uso de indicadores epidemiológicos no planejament...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3992843 Saúde Pública
Acerca do uso de indicadores epidemiológicos no planejamento das ações de fiscalização sanitária em estabelecimentos de saúde, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O coeficiente de letalidade é um indicador que mede a gravidade de uma doença ao relacionar o número de óbitos pelo número de casos confirmados daquela patologia.
(__)O índice de infestação predial por vetores é uma informação epidemiológica irrelevante para a determinação do cronograma de inspeções em cozinhas industriais.
(__)A prevalência de doenças crônicas não transmissíveis na população deve orientar a fiscalização sobre o teor de sódio e gorduras trans em produtos alimentícios.
(__)Os sistemas de informação em saúde no Brasil são de acesso restrito aos médicos, sendo vedada a consulta por fiscais sanitários para fins de vigilância ativa.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: A decisão dependia de reconhecer a correção dos conceitos de letalidade e de prevalência de DCNT, e a incorreção das afirmações que desconsideram o uso de informações epidemiológicas no planejamento sanitário ou restringem indevidamente o acesso aos sistemas de informação. Isso leva à sequência V, F, V, F e, portanto, à alternativa C.

Tema central: Indicadores em vigilância sanitária
Análise das alternativas
A
Errada
Errada porque propõe V, F, F, V. A 3ª assertiva é verdadeira e a 4ª é falsa.
B
Errada
Errada porque trata as quatro assertivas como verdadeiras. A 2ª e a 4ª são falsas.
C
Certa
A alternativa C está certa porque corresponde à sequência V, F, V, F. A 1ª assertiva é verdadeira: o coeficiente de letalidade relaciona óbitos ao total de casos da mesma doença e expressa gravidade. A 2ª é falsa: chamar de 'irrelevante' o índice de infestação predial por vetores para o planejamento de inspeções não se sustenta diante do uso de informações epidemiológicas e ambientais na priorização sanitária. A 3ª é verdadeira: a prevalência de DCNT pode orientar a fiscalização sobre sódio e gorduras trans. A 4ª é falsa: sistemas de informação em saúde não são privativos de médicos.
D
Errada
Errada porque marca a 1ª assertiva como falsa, mas ela descreve corretamente a letalidade.
E
Errada
Errada porque considera verdadeira a 2ª assertiva, embora o termo 'irrelevante' contrarie a lógica de planejamento por risco.
Pegadinha da questão
O uso de termos absolutos como 'irrelevante' e 'vedada' induz ao erro e exige atenção à função dos indicadores na vigilância sanitária.
Dica para questões semelhantes
  • Desconfie de termos absolutos como 'irrelevante' e 'vedada'.
  • Letalidade relaciona óbitos entre casos da mesma doença e expressa gravidade.
  • Indicadores populacionais e ambientais podem orientar o planejamento fiscal sanitário.
  • Sistemas de informação em saúde não são exclusivos de médicos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo