O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competen...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: O enunciado descreve a hipótese prevista no MCASP em que o fato gerador do passivo exigível ocorre antes da liquidação, exigindo um registro intermediário entre empenho e liquidação. Pela nomenclatura oficial, essa etapa é "empenhos em liquidação", o que conduz ao gabarito C.
- Quando a questão pedir como se chama uma etapa ou registro no MCASP, resolva por correspondência com a nomenclatura oficial, não por expressão intuitiva.
- Se o enunciado mencionar obrigação presente antes da liquidação e separação de empenhos não liquidados, acione a categoria "empenhos em liquidação".
- Use a finalidade do registro como confirmação: distinguir empenhos não liquidados que constituíram obrigação presente e evitar duplicidade no passivo financeiro.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo