Sobre o processo de colonização e exploração da região que ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a colonização e exploração das regiões que hoje compreendem os estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Goiás, destacando a alternativa INCORRETA.
A alternativa E é a correta, ou seja, a que está INCORRETA. Vamos entender o porquê:
Alternativa E: O enunciado sugere que o Tratado de Tordesilhas foi amplamente respeitado pelas cortes europeias, o que não está correto. Na realidade, o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, estabelecia uma linha divisória entre as terras que poderiam ser reivindicadas por Portugal e Espanha. No entanto, esse tratado foi frequentemente desconsiderado, especialmente por outras nações europeias, como França, Inglaterra e Holanda, que também realizaram expedições e tentativas de colonização nas Américas fora dos limites estabelecidos pelo tratado. Portanto, a afirmação de que os limites foram respeitados até o século XVIII é INCORRETA.
Agora, vejamos por que as demais alternativas são corretas:
Alternativa A: Refere-se ao padre capuchinho francês Yves d'Evreux, que realmente teve um papel importante na catequização dos nativos durante as tentativas francesas de estabelecer a França Equinocial. Esta informação está correta historicamente.
Alternativa B: Afirma que no século XVII, o território do atual Tocantins era habitado por indígenas e que expedições tiveram pouco sucesso em explorar a região. Esta descrição está de acordo com o contexto histórico da época.
Alternativa C: Menciona Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, que é conhecido por ter contribuído significativamente para o povoamento e exploração de Goiás, principalmente na busca por ouro, o que é um fato histórico verídico.
Alternativa D: Relata que as primeiras bandeiras partiram de São Paulo, lideradas por bandeirantes como Antônio Macedo e Domingos Luís Grau. Estas expedições visavam explorar terras além do Tratado de Tordesilhas, o que é coerente com o histórico dos bandeirantes paulistas.
Portanto, a alternativa E está incorreta, pois distorce a realidade das transgressões territoriais ocorridas apesar do Tratado de Tordesilhas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Com a descoberta de ouro nas Minas Gerais em 1690 e em Cuiabá em 1719, e estando o território goiano situado entre as duas descobertas, não tardaria nele próprio algum achado. Com esse objetivo, organiza-se, então, em 1720, a Bandeira composta por Bartolomeu Bueno da Silva, João Leite da Silva Ortiz, Domingos
Rodrigues do Prado e, no ano seguinte, o Rei Dom João VI delegou ao Governador e Capitão Geral de São Paulo Rodrigo César de Menezes as tratativas e a assinatura do contrato.
Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, foi o responsável por iniciar o processo de povoamento na região de Goiás, após conseguir a licença do rei de Portugal para buscar ouro.
Efetiva-se, então, as ações de incorporação territorial efetiva às terras dos Goyazes como ficaram conhecidos os depósitos auríferos dos sertões de Goiás
##aprovado
#fiscal ambiental de anicuns-go
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo