Em uma agência bancária irão trabalhar 40 empregados, sendo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q378359 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma agência bancária irão trabalhar 40 empregados, sendo 20 homens e 20 mulheres. Segundo a NR 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos locais de trabalho), a área mínima, em m2 , de cada vestiário é de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - trinta

Vamos entender o que está por trás dessa questão. Estamos lidando com a Norma Regulamentadora 24 (NR 24), que trata das Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho. Esta norma estabelece diretrizes para garantir o bem-estar dos trabalhadores em relação ao ambiente de trabalho, incluindo instalações sanitárias e vestiários.

A NR 24 especifica a área mínima necessária para vestiários, dependendo do número e do gênero dos empregados. Em um local de trabalho com 40 empregados, sendo 20 homens e 20 mulheres, a norma exige que haja vestiários separados para homens e mulheres. Vamos analisar a necessidade com base nessa exigência normativa.

De acordo com a NR 24, a área mínima para vestiários é de 1,5 m² por trabalhador. Portanto, para 20 homens, o vestiário masculino precisaria de uma área de 30 m² (20 homens x 1,5 m²/homem). O mesmo cálculo aplica-se ao vestiário feminino. Assim, cada vestiário deve ter, no mínimo, 30 m².

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa D está correta porque a soma da área mínima necessária para cada vestiário, masculino ou feminino, é de 30 m², atendendo à exigência de 1,5 m² por trabalhador.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - doze: Esta opção é incorreta, pois 12 m² não seria suficiente para acomodar 20 pessoas, considerando a exigência de 1,5 m² por pessoa.
  • B - quinze: Também é incorreta, já que 15 m² ainda não atende ao requisito de espaço por trabalhador.
  • C - vinte: Esta opção falha por não alcançar a área necessária de 30 m².
  • E - quarenta: Embora 40 m² seja um espaço adequado, a questão especificamente pede a área mínima, que é 30 m², tornando esta alternativa desnecessariamente maior do que o exigido pela norma.

Para resolver questões como essa, é essencial conhecer e interpretar corretamente as normas aplicáveis, como a NR 24. A prática e a leitura atenta ajudam a evitar pegadinhas comuns em questões de concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta seria C, pois conforme norma:

24.1.2 As áreas destinadas aos sanitários deverão atender às dimensões mínimas essenciais. O órgão regional competente em

Segurança e Medicina do Trabalho poderá, à vista de perícia local, exigir alterações de metragem que atendam ao mínimo de conforto exigível. É considerada satisfatória a metragem de 1 metro quadrado, para cada sanitário, por 20 operários em atividade.


Concordo com o colega Thiago Torres.

Gabarito errado.

O gabarito está correto: Letra C. Trinta m2.


"24.2.3 A área de um VESTIÁRIO será dimensionada em função de um mínimo de 1,50 m² para 1 trabalhador."

Dessa forma: 1,5 m x 20 funcionários = 30 m2.


Lembrando que em agência bancária, os vestiários não são exigidos.


Bons estudos!

 

24.2 Vestiários.

24.2.1 Em todos os estabelecimentos industriais e naqueles em que a atividade exija troca de roupas ou seja imposto o usode uniforme ou guarda-pó, haverá local apropriado para vestiário dotado de armários individuais, observada a separação de sexos.

 

24.2. 2 A localização do vestiário, respeitada a determinação da autoridade regional competente em Segurança e Medicina do Trabalho, levará em conta a conveniência do estabelecimento.

 

24.2.3 A área de um vestiário será dimensionada em função de um mínimo de 1,50 m² para 1 trabalhador.

 

24.2.4 As paredes dos vestiários deverão ser construídas em alvenaria de tijolo comum ou de concreto, e revestidas com material impermeável e lavável.

 

24.2.5 Os pisos deverão ser impermeáveis, laváveis e de acabamento liso, inclinados para os ralos de escoamento providos de sifões hidráulicos. Deverão também impedir a entrada de umidade e emanações no vestiário e não apresentar ressaltos e saliências.

 

24.2.6 A cobertura dos vestiários deverá ter estrutura de madeira ou metálica, e as telhas poderão ser de barro ou de fibrocimento.

 

24.2.6.1 Deverão ser colocadas telhas translúcidas para melhorar a iluminação natural.

 

24.2.7 As janelas dos vestiários deverão ter caixilhos fixos inclinados de 45º, com vidros incolores e translúcidos, totalizando uma área correspondente a 1/8 da área do piso.

 

24.2.7.1 A parte inferior do caixilho deverá se situar, no mínimo, à altura de 1,50 a partir do piso.

 

 

 

A norma pede o tamanho do vestiário, que deve ser 1,5 m2 para cada trabalhador. Por isso a resposta é trinta. 


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo