O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza a of...
(__)O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade pública estatal descentralizada destinada à prestação de serviços de proteção social básica.
(__)O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos.
(__)O Centro de Referência de Assistência Social deve ser instalado em áreas centrais e luxuosas para garantir que o público sinta a presença do Estado.
(__)A gestão das ações na área de assistência social é organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado sistema único.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A alternativa correta dependia de identificar a compatibilidade das assertivas com a conceituação básica do SUAS, especialmente quanto ao papel do CRAS, do CREAS e à organização descentralizada e participativa da assistência social.
- Separe CRAS e CREAS pelo tipo de proteção.
- Desconfie de afirmações sobre prestígio ou ostentação na instalação do CRAS.
- Em SUAS, verifique se aparece a ideia de sistema descentralizado e participativo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB. B
Análise da questão:
( V ) O CRAS é a unidade pública estatal descentralizada destinada à prestação de serviços de proteção social básica.
- Correta. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é, de fato, a principal porta de entrada da Proteção Social Básica no SUAS, atuando na prevenção de vulnerabilidades sociais .
( V ) O CREAS atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos.
- Correta. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é a unidade pública de referência da Proteção Social Especial de média complexidade, destinada ao atendimento de pessoas que tiveram seus direitos violados .
( F ) O CRAS deve ser instalado em áreas centrais e luxuosas para garantir que o público sinta a presença do Estado.
- Incorreta. O CRAS deve ser instalado em áreas de vulnerabilidade social, próximas à população a que se destina, para garantir acessibilidade e fortalecer os vínculos comunitários no território .
( V ) A gestão das ações na área de assistência social é organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado sistema único.
- Correta. Essa é a definição do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que opera de forma descentralizada e com participação social (Art 6° da LOAS).
JOSUÉ 1:9 ♥
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo