Por alguns anos a atuação política dos profissionais de psic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2434119 Psicologia

Por alguns anos a atuação política dos profissionais de psicologia voltava-se para intervenções individualizadas dos sintomas e patologização das questões sociais, através da realização de ações superficiais, sem contexto e sem vínculo com as dimensões coletivas e políticas dos indivíduos que os procuravam. Com as mudanças e as transformações ocorridas ao longo do tempo, as políticas públicas de saúde possibilitaram uma forma mais efetiva de demandas e ampliou-se os espaços e as possibilidades foram ampliadas para a psicologia assumir papéis e articulações diferentes, tornando-se efetiva em sua prática e uma profissão de interesse e compromisso social. Ainda, nos dias atuais, a psicologia enfrenta desafios relacionados às políticas públicas; analise-os.


I. Profissionais que ainda apresentam dificuldades de trabalhar de forma interdisciplinar com os seus próprios parceiros e com outras áreas de atuação, por meio dos pilares da interdisciplinaridade e da horizontalidade das ações.

II. Baixa participação nos discursos e ações sobre questões coletivas relacionadas à área de atuação e outros serviços da rede, com pouca interferência no desenvolvimento e consolidação das políticas públicas de saúde.

III. Limitação na prática ambulatorial, com baixa possibilidade para assumir espaços de cuidados fora de instituições formais como profissionais comprometidos com o bem- -estar integral do sujeito em todas as esferas da vida.

IV. Limitação de ferramentas teóricas e técnicas de trabalho na formação acadêmica relacionada às Políticas Públicas de Saúde e seus diversos temas que possibilitem ampliação e diálogo sobre os processos de intervenção, bem como a atuação em equipe.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas