Observe os quadros e preencha (V) Verdadeiro e (F) Falso e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3126087 Português
Observe os quadros e preencha (V) Verdadeiro e (F) Falso e depois marque a alternativa correta:
Exemplo 1 - Raíssa Leal para o Sportv:
“A primeira vez que senti medo de decepcionar foi nessa última olímpiada.” “Eu acho que a gente se coloca muita pressão, é algo que só acontece de quatro em quatro anos.”
Exemplo 2 - Portal R7:
“Brasil tem 1,6 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, mostra IBGE.”
( ) Exemplo 1 contém função de linguagem emotiva, expressiva, utiliza a primeira pessoa; o exemplo 2 conta com uma linguagem clara, objetiva direta, cuja função é referencial;
( ) Exemplo 1 contém a função poética, pois ela expressa sua opinião; no 2, a função é conativa, pois é uma notíca de jornal;
( ) No exemplo 1, a função predominate é a expressiva; no 2, o que predomina é a função metalinguística. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda as funções da linguagem, conceito amplamente estudado na linguística, especialmente conforme sistematizado por Roman Jakobson. Dominar essas funções é fundamental para interpretar a intencionalidade de textos diversos em provas de concursos.

Justificativa da alternativa correta (A – V, F, F):

1ª afirmação (V): O Exemplo 1 evidencia a função emotiva ou expressiva, pois a pessoa fala de seus sentimentos e experiências pessoais, utilizando a primeira pessoa (“senti medo”, “acho”). Já o Exemplo 2 apresenta uma mensagem objetiva e direta sobre a realidade, sem manifestação de subjetividade: isso configura a função referencial.

Análise das alternativas incorretas:

2ª afirmação (F): Não há função poética no Exemplo 1. Esta função se manifesta quando a ênfase é na forma estética da mensagem e não na expressão de opinião – como ensinam autores como Bechara e Cunha & Cintra. Também está errado dizer que uma notícia (Exemplo 2) tem função conativa; esta busca convencer ou instruir o receptor (com verbos no imperativo, por exemplo), o que não ocorre no texto apresentado.

3ª afirmação (F): Embora correta em atribuir função expressiva ao Exemplo 1, erra ao afirmar que o Exemplo 2 tem função metalinguística. Esta última ocorre quando se utiliza a linguagem para falar sobre a própria linguagem, como em gramáticas ou dicionários, o que não é o caso da estrutura expositiva da notícia.

Visão didática:

Ao deparar-se com questões sobre funções da linguagem, busque sempre identificar quem é o foco da mensagem (emissor, receptor, conteúdo, mensagem, canal ou código):

  • Emotiva/Expressiva: subjetividade, sentimentos, 1ª pessoa.
  • Referencial: transmitir fatos, dados, objetividade.
  • Poética: ênfase na forma e estética.
  • Conativa: apelo ao destinatário (imperativo).
  • Metalinguística: explicar o próprio código linguístico.

Atenção! Perguntas que confundem poética com opinião e conativa com notícia visam induzir erro. Analise sempre o objetivo do texto, conforme orientações das gramáticas de referência (Bechara, Cunha & Cintra).

Gabarito: A) V – F – F

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A função conativa tenta influenciar o receptor, o que não acontece no Exemplo 2, pois notícias jornalísticas são predominantemente referenciais, não apelativas.

Função Denotativa (ou referencial)

  • Refere-se ao significado objetivo e literal de uma palavra ou expressão.
  • Comunicação clara e direta, sem duplas interpretações.
  • Comum em textos científicos, informativos e jornalísticos.

Exemplo:

"A água ferve a 100°C." (afirmação científica objetiva)

Função Conotativa (ou apelativa)

  • Usa a linguagem de forma subjetiva e figurada, transmitindo emoções, sentimentos ou persuasão.
  • Muito presente na literatura, publicidade e discursos motivacionais.

Exemplo:

"Ela chorou um rio de lágrimas." (uso figurado para expressar tristeza intensa)

Fonte: IA

 metalinguística acontece quando um texto fala sobre si mesmo, sobre a sua própria linguagem ou sobre a linguagem em geral. 

GAB: A



Remetente (emissor) Função emotiva (ou expressiva): foca no emissor, seus sentimentos e emoções.

Destinatário (receptor) Função conativa (ou apelativa): foca no receptor, buscando influenciá-lo.

MensagemFunção poética: foca na forma da mensagem em si.

Contexto (referente) Função referencial: foca no conteúdo ou informação transmitida.

CódigoFunção metalinguística: foca no próprio código da linguagem (ex: quando se explica o significado de uma palavra).

Canal (ou contato) Função fática: foca na manutenção do contato (ex: alô?, está ouvindo?, tudo bem?).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo