Cerca de 40% dos pacientes da atenção primária com depressão...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861876 Psiquiatria
Cerca de 40% dos pacientes da atenção primária com depressão abandonam o tratamento e interrompem a medicação se a melhora sintomática não for notada no prazo de um mês.
A classe de medicamentos mais frequentemente utilizada como droga de escolha para o tratamento inicial nos quadros depressivos é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a identificação da classe de medicamentos mais frequentemente utilizada no tratamento inicial de quadros depressivos. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimentos básicos sobre psicofarmacologia, especialmente em relação aos diferentes tipos de antidepressivos e suas indicações usuais.

Alternativa correta: E - inibidores seletivos de captação da serotonina (ISRS).

Os inibidores seletivos de captação da serotonina (ISRS) são a classe de antidepressivos mais comumente prescrita para o tratamento inicial da depressão. Eles são preferidos devido ao seu perfil de efeitos colaterais mais favorável e à segurança em caso de overdose, em comparação com outras classes de antidepressivos. Exemplos de ISRS incluem fluoxetina, sertralina e citalopram.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Antidepressivos tricíclicos (ADT): Embora eficazes, os ADT são menos utilizados como primeira escolha devido aos seus efeitos colaterais mais intensos e aos riscos maiores em caso de overdose. Eles também podem interferir em condições cardíacas, tornando-os menos seguros para alguns pacientes.

B - Fármacos semelhantes à cetamina: A cetamina e seus análogos estão sendo estudados pelo seu rápido início de ação antidepressiva, mas ainda não são a primeira escolha para tratamento inicial na prática clínica padrão, principalmente devido à falta de dados de longo prazo e preocupações com efeitos colaterais.

C - Inibidores da monoamino-oxidase (IMAO): Os IMAO são eficazes, mas menos utilizados hoje devido à necessidade de dietas restritivas e pela possibilidade de interações medicamentosas perigosas. Eles são geralmente reservados para casos em que outros tratamentos falharam.

D - Inibidores de captação de serotonina-norepinefrina (IRSN): Embora também sejam eficazes, os IRSN, como a venlafaxina e a duloxetina, costumam ser considerados após a tentativa com ISRS. Eles têm um perfil de efeitos colaterais que pode ser menos favorável em comparação aos ISRS para alguns pacientes.

Em resumo, a resposta correta é a alternativa E, pois os inibidores seletivos de captação da serotonina são amplamente aceitos como a primeira linha de tratamento para depressão devido à sua eficácia e perfil de segurança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo