O paciente com uma lesão neural unilateral, como a produzida...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CEPERJ Órgão: SESDEC-RJ Prova: CEPERJ - 2010 - SESDEC-RJ - Fisioterapeuta |
Q2910539 Fisioterapia

O paciente com uma lesão neural unilateral, como a produzida por um acidente vascular cerebral, tende a ficar de pé com:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda a postura adotada por pacientes com lesão neural unilateral, como a causada por um acidente vascular cerebral (AVC). Essa condição é caracterizada por déficits neurológicos que afetam principalmente um lado do corpo, levando a alterações na postura e no equilíbrio.

A alternativa correta é a C - o peso deslocado na direção do lado não envolvido. Em pacientes com AVC, há uma tendência de transferência de peso para o lado saudável ou não afetado. Isso acontece porque o lado acometido apresenta fraqueza muscular, espasticidade e perda de coordenação, dificultando o suporte de peso e o controle postural.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - a base de apoio aumentada: Embora pacientes com AVC possam aumentar a base de apoio em tentativas de melhorar o equilíbrio, isso não é uma característica típica da postura inicial após a lesão.

B - o centro de apoio deslocado anteriormente: O deslocamento anterior do centro de apoio não é uma manifestação comum em pacientes com AVC. O problema central está mais relacionado à lateralidade do controle postural.

D - o centro de apoio deslocado posteriormente: Similar ao deslocamento anterior, o deslocamento posterior não é típico. Pacientes com AVC geralmente têm dificuldades com o controle lateral devido à hemiparesia.

E - o peso deslocado na direção do lado envolvido: Esta alternativa está incorreta, pois o lado afetado pelo AVC geralmente não consegue suportar adequadamente o peso devido à fraqueza e à perda de controle motor.

Para fortalecer o entendimento, é importante lembrar que, nas diretrizes de reabilitação neurológica, como as apresentadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os exercícios de equilíbrio e transferência de peso são fundamentais para que o paciente recupere a função e melhore a estabilidade postural.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo