Segundo a Constituição Federal de 1988, o Estado deve exerce...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Tema Central da Questão:
O foco desta questão é a atuação do profissional de Serviço Social no trabalho com famílias, conforme orientado pela Constituição Federal de 1988 e pelos princípios éticos da profissão. O Serviço Social deve contemplar o fortalecimento das famílias, respeitando sua diversidade e singularidades.
Resumo Teórico:
O Serviço Social trabalha com famílias considerando a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, elementos essenciais para o atendimento das demandas sociais. Além disso, respeita as particularidades das trajetórias de vida das famílias e promove a autonomia e emancipação social dos indivíduos.
Justificando a Alternativa Incorreta:
Alternativa B: A questão afirma que a reunião com famílias é uma ação profissional indireta e objetiva a coleta de dados sobre as situações cotidianas de seus membros e suas redes secundárias. No entanto, essa alternativa está incorreta, pois a reunião com famílias é, na verdade, uma ferramenta direta de intervenção. Ela permite ao profissional compreender melhor as dinâmicas familiares e atuar de forma mais eficaz no fortalecimento da família, o que é um pilar da prática do Serviço Social.
Análise das Alternativas Corretas:
Alternativa A: O uso da categoria gênero como ferramenta analítica é fundamental no Serviço Social, pois ajuda a entender as construções sociais dos papéis de homens e mulheres, alinhado com as práticas contemporâneas de justiça social e equidade.
Alternativa C: O trabalho que inclui procedimentos relativos à rede de serviços do território e contempla a interdisciplinaridade e intersetorialidade está correto, pois garante um atendimento mais completo e eficaz às famílias.
Alternativa D: Respeitar as singularidades e vicissitudes da trajetória de vida e inserção sociocultural dos membros da família é essencial, pois fortalece o trabalho do assistente social em promover a inclusão e a justiça social.
Alternativa E: Garantir a permanência da família nos programas sociais pelo tempo necessário para sua autonomia e emancipação é um objetivo central e correto do trabalho do Serviço Social, visando o empoderamento e a autossuficiência das famílias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A reunião com famílias é ação profissional de forma indireta e objetiva a coleta de dados acerca das situações que permeiam o cotidiano de seus membros e das relações estabelecidas na sua rede secundária, ou seja, com parentes e amigos.
Instrumento face a face, direto.
A reunião com famílias é ação profissional de forma indireta e objetiva a coleta de dados acerca das situações que permeiam o cotidiano de seus membros e das relações estabelecidas na sua rede secundária, ou seja, com parentes e amigos.
A parentes e amigos fazem parte da Rede Primária.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo