“O estudo da farmacocinética é essencial para determinar a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3413686 Enfermagem
“O estudo da farmacocinética é essencial para determinar a efetividade clínica de um medicamento, já que é a partir dela que saberemos os caminhos dos fármacos no organismo, se ele foi bem-sucedido em ultrapassar barreiras fisiológicas e em sua distribuição nos órgãos-alvo.” (Fonte: www.sanarmed.com)
Ao se tratar dos principais componentes da farmacocinética, relacione os termos e as descrições abaixo:

(A) Absorção
(D) Distribuição
(M) Metabolismo
(E) Excreção

( ) É feita principalmente pela circulação sistêmica, e secundariamente pela circulação linfática.
( ) É o processo que acontece com a droga até que ela entre na circulação sistêmica.
( ) É chamada de biotransformação, na qual o fígado transforma um fármaco em outros compostos.
( ) É facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.
( ) É a partir desse momento que os metabólitos são capazes de alcançar os órgãos-alvo.

A ordem correta é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - D, A, M, E, D

Tema central da questão: A questão aborda os quatro processos fundamentais da farmacocinética: Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção (conhecidos pela sigla ADME). É essencial para o enfermeiro entender como os medicamentos trafegam e agem no corpo para garantir segurança e eficácia na administração dos fármacos.

Resumo teórico:
Absorção: Entrada do fármaco na corrente sanguínea.
Distribuição: Dispersão do fármaco pelos tecidos e órgãos.
Metabolismo (biotransformação): Transformação química do fármaco, principalmente no fígado.
Excreção: Eliminação do fármaco, geralmente pelos rins.

Justificativa da alternativa correta:

  • 1) Distribuição (D): "Feita principalmente pela circulação sistêmica..." — descreve como os fármacos chegam aos tecidos.
  • 2) Absorção (A): "Processo que acontece até entrar na circulação sistêmica..." — refere-se à passagem do medicamento do local de administração para o sangue.
  • 3) Metabolismo (M): "Chamada de biotransformação..." — o fígado transforma o fármaco em metabólitos.
  • 4) Excreção (E): "Facilitada pela metabolização..." — a excreção é favorecida quando o fármaco se torna mais hidrossolúvel.
  • 5) Distribuição (D): "A partir desse momento os metabólitos alcançam órgãos-alvo..." — após serem transportados, os metabólitos vão agir nos tecidos.

Análise das alternativas incorretas:

A: Repete "Metabolismo" e não posiciona "Distribuição" corretamente.
B: Coloca "Distribuição" como o primeiro item, mas erra ao trocar a ordem de "Excreção" e "Metabolismo".
C: Repete "Distribuição" de modo inadequado e erra a posição de "Metabolismo".

Estrategicamente: Preste atenção em palavras-chave: entrada no sangue (absorção), transporte pelo corpo (distribuição), transformação química (metabolismo) e eliminação (excreção). Fique atento a pegadinhas com termos parecidos!

Fontes: Goodman & Gilman – As Bases Farmacológicas da Terapêutica; Ministério da Saúde – Manuais de Farmacologia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo